ESPAÇOS DE VOZ E REPRESENTATIVIDADE
INFLUENCIADORAS NEGRAS E SUAS RELAÇÕES COM MARCAS DE PRODUTOS CAPILARES
Palabras clave:
Mulher negra, influenciadores, publicidade antirracista, mídia digital, semióticaResumen
A atual pesquisa explora a importância da representação negra na publicidade de produtos capilares, especialmente através de influenciadoras digitais em plataformas como o YouTube e o Instagram. Destaca-se o papel dessas influenciadoras na formação de opinião pública e no comportamento do consumidor, visando entender como sua presença remodela a representatividade na mídia e promove uma publicidade antirracista. A pesquisa analisa materiais publicados nessas plataformas recorrendo à semiótica, e seus respectivos comentários a partir da construção de uma nuvem de palavras, identificando os valores relacionados à mulher negra. Os resultados incluem a seleção e análise de dois materiais escolhidos das blogueiras; um vídeo veiculado no reels do Instagram, de Bia Ben, e um no canal do Youtube de Juliana Louise, ambos os materiais se tratam de publicidades para marcas de produtos capilares reconhecidas e sólidas no ramo para cabelos com curvatura, Salon line e Soul Power. Os resultados obtidos indicaram avanço no que diz respeito à publicidade antirracista, destacando a presença de valores positivos em cada uma das campanhas publicitárias analisadas.
Descargas
Citas
BARROS, Diana Luz Pessoas. Teoria semiótica do texto. 4. ed. São Paulo: Parma ltda, 2005. 88 p. ISBN 8508037325.
EXAME. A marca de beleza que se tornou um fenômeno no universo digital. Disponível em:https://exame.com/negocios/a-marca-de-beleza-que-se-tornou-um-fenomeno-no-universo-digital/. Acesso em: 20 ago. 2024.
FERNANDES, Pablo Moreno. A publicidade na capital mineira tem cor? Pessoas negras na comunicação de anunciantes de Belo Horizonte. In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (Orgs). Publicidade Antirracista: Reflexões, Caminhos e Desafios. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes/USP, 2019. p. 221-246.
GUIMARÃES, Laura. Empoderar pra quê? Corpos e cabelos das mulheres negras na publicidade. In: LEITE, F.; BATISTA, L. L. (Org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes/USP, 2019. p. 193-209.
IMBIABEN, imbiaben. Instagram, 19 mar. 2024. Disponível em https://www.instagram.com/imbiaben?igsh=ZTJldmZsN2sxMjl6.
KARHAWI, Issaaf Santos. De blogueira à influenciadora: motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira. 2018. 330 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
LEITE, F.; BATISTA, L. L. (Org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes/USP, 2019.
LEITE, Francisco. Para Pensar Uma Publicidade Antirracista: Entre a Produção e os Consumos. In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (Orgs). Publicidade Antirracista: Reflexões, Caminhos e Desafios. São Paul: Escola de Comunicação e Artes/USP, 2019. p. 17-65.
LOUISE, Juliana. julianalouiise. Instagram, 19 de mar. 2024. Disponível em https://www.instagram.com/julianalouiise?igsh=MWswMmIyYTB0Znh1Ng==.
SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz. Lições de texto: Leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.
SOUL POWER BRASIL. Sobre. Disponível em: https://soulpowerbrasil.com.br/sobre. Acesso em: 20 ago. 2024.
SOUZA, Flávia Mayer dos Santos; BRAGA, Juliana Bellia. Crespos e cachos, comunicação e consumo: fios entrelaçados em pesquisas realizadas no Brasil entre 2013 e 2018. In: LEITE, F.; BATISTA, L. L. (Org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes/USP, 2019. p. 171-192.
SOUZA, Flávia Mayer dos Santos; PIROLA, Maria Nazareth Bis. Marcas de um tempo: entre paisagens, cidades, publicidade e consumo. In: BARROS, Diana Luz Pessoas. Modos de ser professor de arte na contemporaneidade. Vítória: EDUFES, 2017. p. 195-216.
SOUZA, Flávia Mayer dos Santos; PIROLA, Maria Nazareth Bis; BRAGA, Juliana Bellia. De Lola para loletes: a mulher negra nas embalagens de cosméticos capilares. Animus Revista Interamericana de Comunicação Midiática, Santa Maria, v. 19, n. 40, p. 179-198, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/40339. Acesso em: 5 set. 2024.