AS MÚSICAS BRASILEIRAS MAIS TOCADAS NO SPOTIFY

MANIPULAÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PELOS ALGORITMOS DA INDÚSTRIA CULTURAL 4.0

Autores/as

  • Benjamin Felipe Cota Villa Real Faculdade de Música do Espírito Santo
  • Pedro Henrique Ucceli Ludovico Faculdade de Música do Espírito Santo
  • Meida Gonçalves Valadão Machado Faculdade de Música do Espírito Santo
  • Anthony Altoé Duarte Faculdade de Música do Espírito Santo
  • Murilo de Oliveira Belchior Faculdade de Música do Espírito Santo
  • Emerson Campos Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo

Palabras clave:

música, estética, indústria cultural, streaming

Resumen

Se é verdade que a mensagem se ajusta ao meio, até que ponto podemos dizer que a Indústria Cultural 4.0, marcada pelo predomínio dos algoritmos das redes sociais online, modifica a experiência estética de cada indivíduo com a música? A hipótese investigada nesta pesquisa é que essa realidade surge na esteira de uma dessensibilização estética, onde a capacidade de elaboração é transferida de antemão para os algoritmos, que moldam a própria composição musical em conformidade com as redes. A pesquisa foi conduzida a partir de uma hermenêutica baseada na crítica negativa de Theodor W. Adorno e investigou aspectos estéticos e éticos nas músicas brasileiras mais tocadas na plataforma Spotify (2019 a 2023). Entre os principais resultados está a tendência de redução nas complexidades estéticas e éticas no período analisado, o que indica uma acentuação do processo semiformativo na sociedade hodierna.

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Biografía del autor/a

Benjamin Felipe Cota Villa Real, Faculdade de Música do Espírito Santo

Bacharel em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduando do Curso de Licenciatura em Música na Faculdade de Música do Espírito Santo.

Pedro Henrique Ucceli Ludovico, Faculdade de Música do Espírito Santo

Graduando do Curso de Licenciatura em Música na Faculdade de Música do Espírito Santo. Bolsista de Iniciação Científica Fapes.

Meida Gonçalves Valadão Machado, Faculdade de Música do Espírito Santo

Graduando do Curso de Licenciatura em Música na Faculdade de Música do Espírito Santo. Bolsista de Iniciação Científica Fapes.

Anthony Altoé Duarte, Faculdade de Música do Espírito Santo

Graduando do Curso de Bacharelado em Música na Faculdade de Música do Espírito Santo.

Murilo de Oliveira Belchior, Faculdade de Música do Espírito Santo

Graduando do Curso de Bacharelado em Música na Faculdade de Música do Espírito Santo.

Emerson Campos Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Permanente no PósCom/Ufes e professor titular na Faculdade de Música do Espírito Santo.

Citas

ADORNO, T. W., HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de: Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ADORNO, Theodor W. Filosofia da nova música. Tradução de: Magda França. São Paulo: Perspectiva, 1989.

ADORNO, Theodor W. Minima moralia: reflexões a partir da vida danificada. Tradução de: Luiz Eduardo Bica. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993.

ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: Notas de literatura I. Tradução de: Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34, 2003.

Publicado

11-12-2024