O corpo da cineasta: autoinscrição no cinema feminista experimental e de vanguarda (1960-1970)

Auteurs

  • Luana Cabral Universidade Federal Fluminense
  • Marina Cavalcanti Tedesco Universidade Federal Fluminense

Mots-clés :

Autoinscrição, Cinema Feminista, Corpo no cinema, Teoria Feminista do Cinema

Résumé

Mapearemos, neste trabalho, as relações entre a teoria feminista dos anos 1960-1970 e o cinema feminista experimental e de vanguarda desse período, identificando, sobretudo a partir do conceito de "autoria performática” (Cecilia Sayad), a autoinscrição da realizadora no filme como um denominador comum a algumas dessas obras. A metodologia empregada, de caráter qualitativo, baseiase, além da análise contextual, numa análise fílmica textual e na consulta de
fontes bibliográficas. Faremos, por fim, um breve estudo comparado entre as políticas de autoinscrição do corpo e da sexualidade observadas nos objetos fílmicos analisados com o objetivo de compreender as diferenças narrativas e estéticas presentes nos distintos usos dessa estratégia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Luana Cabral, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (CINEVI) - UFF

Marina Cavalcanti Tedesco, Universidade Federal Fluminense

Profª Drª Marina Cavalcanti Tedesco Universidade Federal Fluminense – UFF 

Références

BERNADET, Jean-Claude. O autor no cinema. A política dos autores: França - Brasil - anos 1950 e 1960. 2 ed. atualizada. São Paulo: Edições Sesc São Paulo,2018. e-PUB.

HOOKS, Bell. Black looks: race and representation. Boston: South End Press, 1992.

MAYNE, Judith. Female Authorship Reconsidered. In: Woman at the Keyhole: Feminism and Woman’s Cinema. Indiana University Press: Bloomington and Indianapolis, 1990.

MCCABE, Janet. Feminist film studies: Writing the woman into cinema. Wallflower; Columbia University Press: Nova York, 2004. Ebook. E-ISBN 978-0-231-50300-6.

MULVEY, Laura; ROGERS, Anna Backman (orgs). Feminisms: Diversity, Difference, and Multiplicity in Contemporary Film Cultures. Amsterdam University Press: Amsterdã, 2015.

PISCITELLI, Adriana. Re-criando a (categoria) mulher? In: Cultura e Gênero. Laboratório Interdisciplinar de Estudos do Gênero – LIEG: Campinas, 2001.

Disponível em: http://www.culturaegenero.com.br/download/praticafeminina.pdf. Acesso em 07/09/2019.

SAYAD, Cecilia. Performative authorship: self-inscription and corporeality in the cinema. London: I.B.Tauris & Co., 2013.

Téléchargements

Publiée

01-06-2020