O INVESTIMENTO DO ESTADO EM SEUS PRÓPRIOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: UM MAPEAMENTO DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO ESPÍRITO SANTO

Auteurs

  • Alexandre Lemos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Edgard Rebouças Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mots-clés :

Comunicação pública. Economia Política da Comunicação. Governo do Estado. Espírito Santo.

Résumé

O artigo pretende traçar uma perspectiva metodológica para a construção de um mapeamento da comunicação pública no Espírito Santo. Ele se origina do projeto de pesquisa que estuda a Comunicação Pública e a Economia Política da Comunicação no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo. O objetivo é lançar luz sobre os investimentos do Estado em seus próprios veículos de comunicação e nos gastos em publicidade e propaganda com os grupos locais de mídia ao longo de um período a ser definido ao longo da pesquisa. Por meio de uma abordagem descritiva e coleta documental, serão identificados os veículos e plataformas de comunicação utilizados pelo Governo do Estado para a divulgação de suas ações e serviços ofertados para a população, tendo suas características (estrutura, produção e circulação) analisadas. Servirá como subsídio para um cruzamento entre a proporcionalidade dos valores de investimentos em veículos
próprios e os gastos na mídia privada no Espírito Santo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Alexandre Lemos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrando do curso de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Edgard Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor orientador - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Références

BRITTOS, Valério. Prefácio. In: Mercado brasileiro de televisão. São Paulo/Aracaju: Educ/Editora UFS, 2004.

CARVALHO, Mariana M. “As relações entre Estado, democracia e comunicação pública: o desmonte da Empresa Brasil de Comunicação”. In: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política – Compolítica, 2019, Brasília. Anais. Disponível em: http://compolitica.org/novo/artigo/as-relacoes-entre-estado-democracia-ecomunicacao-publica-o-desmonte-da-empresa-brasil-de-comunicacao/ . Acesso em 30 jul.2020.

DUARTE, Jorge. Sobre a emergência do(s) conceito(s) de comunicação pública. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Comunicação pública, sociedade e cidadania. São Caetano do Sul (SP): Difusão, 2011.

MARQUES DE MELO, JOSÉ. “Economia Política da Comunicação no Brasil de 1923-2008 - Precursres, pioneiros, baluartes e vanguardistas”. In: Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação São Paulo. Jan/Junho 2009.

MATOS, Heloiza. Capital social e comunicação: interfaces e articulações. São Paulo: Summus, 2009.

MATOS, Heloiza (org.) “Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas”. São Paulo : ECA/USP, 2012.

MONTEIRO, Graça França. A singularidade da comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009.

OLIVEIRA, Maria José da Costa. Comunicação pública. Campinas (SP): Alínea, 2004.

REBOUÇAS, Edgard. “Os estudos e práticas da economia (e da) política de comunicações na América Latina”. In: Comunicação, Economia e Poder - Helena Sousa (Organizadora).Porto Editora. Portugal. 2006.

SOUSA, Helena. “Comunicação, economia e poder: uma visão integrada”. In:Comunicação, Economia e Poder - Helena Sousa (Organizadora). Porto Editora. Portugal.2006.

WEBER, Maria Helena; COELHO, Marja Pfeifer e LOCATELLI, Carlos (Organização).“Comunicação pública e política – pesquisa e práticas”. Florianópolis: Insular, 2017.

WEBER, Maria Helena. Sobre a produção de comunicação pública do Estado e a disputa de opinião e visibilidade política. Encontro Anual da Anpocs, 34, Caxambu (MG), 2010. Caxambu (MG): Anpocs, 2010.

IMPRENSA OFICIAL DO ESPÍRITO SANTO. História. Disponível em <http://dio.es.gov.br/quem-somos>. Acesso em: 23 jul. 2020.

RÁDIO E TELEVISÃO ESPÍRITO SANTO. Institucional. Disponível em < http://rtv.es.gov.br>.Acesso em: 23 jul. 2020.

Téléchargements

Publiée

28-09-2020