O RÁDIO PÚBLICO ESTATAL BRASILEIRO

Auteurs

  • Ivana Sonegheti de Mingo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Edgard Rebouças Universidade Federal do Espírito Santo

Mots-clés :

Radiofusão Pública, Rádio Estatal, História do Rádio Brasileiro, Economia Política da Comunicação, Políticas Públicas de Comunicação

Résumé

O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa de mestrado que buscou compreender o papel público das emissoras de rádio vinculadas ao poder executivo no Brasil. O conceito de radiodifusão pública considera a comunicação como uma direito democrático e foi discutido a partir da definição da Unesco (2001), e dos princípios determinados no Artigo nº 221 da Constituição Federal de 1988. Comparativamente foram incorporados na pesquisa a análise da radiodifusão pública desenvolvida e praticada nos Estados Unidos, Inglaterra e Canadá, e o contexto histórico, político e econômico no qual o rádio público foi instituído naqueles países democráticos e notadamente liberais, nos quais o avanço do capitalismo global não modificou a metodológica a Economia múltiplos, observando os regulamentação da comunicação. Tendo Política da Comunicação, foi realizado princípios da radiodifusão pública nas 18 como base teórico- um estudo de casos emissoras de rádio estatais estaduais brasileiras e na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), no qual se observou que, devido a ausência de uma regulação clara para o sistema público de comunicação, há uma dependência (política e financeira) que dificulta o desenvolvimento de um sistema efetivamente público de rádio no Brasil. No entanto, os dados coletados apontam também a existência de práticas e resultados que podem ser considerados como pontos positivos dentro de uma perspectiva para ampliar os espaços de participação da sociedade e permitir assim maior independência das emissoras de rádio.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ivana Sonegheti de Mingo, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades

Edgard Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor orientador - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Références

BUCCI, Eugênio. O Estado de Narciso: A comunicação pública a serviço da vaidade particular. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

FRENTE EM DEFESA DA EBC. Ouvidoria Cidadã da EBC. Portal Frente em Defesa da EBC. Brasília, DF, dez. 2020. Disponível em https://emdefesadaebc.files.wordpress.com/2020/12/ouvidoria.cidada.ebc_.16.12.2020-.pdf. Acesso em 21 abr. 2021.

HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

HAUSSEN, Doris Fagundes. Rádio e política: tempos de Vargas e Perón. 1992. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

MATTELART, Armand. A globalização da comunicação. São Paulo: EDUSC, 2000.

MORAES, Dênis de. Hegemonia Cultural, Comunicação e Poder: notas sobre a contribuição gramsciana. In: BRITTOS, Valério Cruz (org), Economia Política da Comunicação, Rio Grande do Sul: Unisinos 2008. p. 17-28.

MOSCO, Vincent. The Political Economy of Communication. 2nd Ed. London: SAGE, 2009.

PIERANTI, Octavio P. Políticas públicas para radiodifusão e imprensa. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

RAFFESTIN, Claude. O território e o poder. In: RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993. p. 143-217.

UNESCO. Public roadcasting. Why? How?. 2001. Disponível em http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/resources/publications-and- communication-materials/publications/full-list/public-broadcasting-why-how/ Acesso em 5 fev 2020.

WEBER, Maria Helena. Nas redes de comunicação pública, as disputas possíveis de poder e visibilidade. In: WEBER, Maria Helena; COELHO, Marja Pfeifer; LOCATELLI, Carlos. (Org). Comunicação pública e política: pesquisas e práticas. Florianópolis: Insular, 2017. p. 23-56.

YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. – 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Téléchargements

Publiée

17-03-2022