REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE PUBLICIDADE ANTIRRACISTA E PUBLICIDADE CONTRAINTUITIVA
Mots-clés :
Publicidade antirracista, Representação social, Publicidade contraintuitiva, Revisão de literatura, Publicidade.Résumé
Atualmente percebesse uma sensação de mudança relacionada à ocupação de espaços da presença
negra na indústria da comunicação e de suas produções midiáticas. Nesse contexto, o mercado se
molda ao identificar em nossa sociedade esse viés de diversidade, e começa a apresentar publicidades
que dialogam de maneira positiva com esses grupos sociais minoritários, pautando produções
contraintuitivas e contraestereotípicas, possibilitando avanços para uma possível publicidade
antirracista. Diante disso, o presente estudo buscou analisar a produção científica sobre publicidade
antirracista e sobre publicidade contraintuitiva. Após busca na base de dados da Capes uma das mais
relevantes do país, apenas sete artigos foram encontrados. A análise dos trabalhos indicou um número
pequeno de pesquisas relacionadas com a temática, publicadas especialmente nos últimos anos, no
qual a maior parte dos artigos se mostrou de natureza empírica. O recorte temporal adotado foi o
período de 2001-2023, sendo que nos primeiros 8 anos analisados, nenhum artigo foi encontrado
Téléchargements
Références
CORRÊA, Laura Guimarães. Empoderar para quê? Corpos e cabelos das mulheres negras na
publicidade. In: LEITE, F.; BATISTA, L. L. (Org.). Publicidade antirracista: reflexões,
caminhos e desafios. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes/USP, 2019. P. 289-310.
Guareschi, P. (2000). Representações sociais. In P. Guareschi (Ed.), Os construtores da
informação: meios de comunicação, ideologia e ética (pp. 69–78). Vozes.
JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão.in: JODELET, D. As
Representações sociais. Rio de janeiro: Eduerj, 2001. P. 31-61.
LEITE, F.; BATISTA, L. L. (Org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e
desafios. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes/USP, 2019.
LEITE, Francisco Vanildo. Experiências de interação de mulheres brasileiras com publicidade
contraintuitiva: um estudo em Grounded Theory. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de
São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-01062015-154355/. Acesso em: 13
nov. 2023.
MARTINS, C. A. de M. e. Negro, publicidade e o ideal de branqueamento da sociedade
brasileira. RuMoRes, [S. l.], v. 3, n. 5, 2009. DOI: 10.11606/issn.1982-
X.rum.2009.51157. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51157. Acesso em: 13 nov. 2023.
Moscovici, S. (2012). Representações sociais: investigações em psicologia social. Vozes.
MELO, V.A, RESENDE, Fabiana, PALMA, Alexandre, ASSIS, Monique. A carne mais
barata do mercado é a carne negra: uma reflexão sobre “design” das camisas da puma na copa
do mundo de futebol/2010.Revista Scielo, v.1, 313.p 16, 2011. DOI:10.1590/21807-
Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbefe/a/Lk7ZCTHvPNgLNzjrwC577ds/abstract/?lang=pt
OLIVEIRA, N. A. de. Representação e representatividade dos negros em uma revista de
turismo de luxo do Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, [S. l.], v. 16, p. 2325,
DOI: 10.7784/rbtur.v16.2325. Disponível em:
https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/2325. Acesso em: 13 nov. 2023.
Paulino, E. T., Nodari, M. P. M., & Zanotti, R. V. (2022). A cor da criação: um estudo sobre o
profissional negro em agências de publicidade. Revista Extraprensa, 15(Especial), 12-28.
Disponível em: https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194349
R.M. MACEDO. Imagens de estudantes na publicidade do ensino superior privado:
marcadores sociais da diferença em articulação. Revista brasileira de sociologia. v. 9 n.21,
Disponível em: https://rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/article/view/rbs.629.
Publiée
Versions
- 16-12-2023 (2)
- 16-12-2023 (1)