Estudo sobre a construção da imagem política eleitoral do governador Renato Casagrande no Facebook

Autores

  • Stéphane Figueiredo Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ruth Reis Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Discurso político. Campanha eleitoral. Redes sociais. Poder.

Resumo

Examinar a participação dos seguidores do Facebook do governador Renato Casagrande por meio de três postagens com maior engajamento entre a eleição de 2018 e a gestão em 2019 é o foco dessa pesquisa, que é parte de um trabalho mais amplo que está sendo desenvolvido com o objetivo de compreender como a imagem política eleitoral pode ser construída nas redes sociais. Como metodologias, recorreu-se à análise do discurso (AD) e de conteúdo (AC). O período total coletado começa seis meses antes da campanha eleitoral de 2018 e prossegue até os primeiros seis meses de mandato em 2019. Nos resultados, foi identificado interações na página oficial do candidato em sua maioria, positivas, embora haja presença de críticas ao candidato e apoio aos adversários. A pesquisa está em andamento, por isso, as considerações não são conclusivas.

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Biografia do Autor

Stéphane Figueiredo Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom) – Ufes

Ruth Reis, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom) – Ufes

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Publicado

01-06-2020