QUEM É O TRABALHADOR DA COMUNICAÇÃO NA NOVA MORFOLOGIA DO TRABALHO?

Autores

  • Debora Sonegheti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rafael Bellan Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Comunicação e trabalho, Sociologia do trabalho, Crise do jornalismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo auxiliar na busca pela delimitação de um objeto relevante para a elaboração de dissertação sobre o universo do trabalho em comunicação no território da Grande Vitória, região metropolitana do Estado do Espírito Santo. Para alcançar o objetivo da dissertação, que é investigar e documentar uma cartografia do “mercado de trabalho” em comunicação na região pesquisada, é preciso conhecer quem é o profissional inserido nesse mercado. Para iniciar a busca pela delimitação desse objeto, o artigo navegará por bibliografias que ajudam a inserir o “profissional da comunicação” dentro do cenário conceitual no qual se baseia a pesquisa: a ideia de que há uma nova morfologia do trabalho, na qual se multiplicam as modalidades de trabalho mais desregulamentadas e em que o emprego não oferece mais um quadro estável e uma carreira previsível; além do contexto da “crise do jornalismo”, que entendemos como um sintoma da crise estrutural do capital. Para compreender a atuação do comunicador nesse cenário, também revisaremos algumas pesquisas recentes sobre o trabalho desses profissionais no Brasil.

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Biografia do Autor

Debora Sonegheti, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades

Rafael Bellan, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor orientador - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

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Publicado

17-03-2022