CULTURA AUDIOVISUAL E TECNOLOGIA (CAT)

Autores

  • Daniela Zanetti Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Palavras-chave:

Audiovisual, tecnologia, plataformas digitais, meio ambiente

Resumo

O grupo de pesquisa Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT) foi criado em 2011 tendo como foco o desenvolvimento de investigações sobre as relações entre audiovisual, novas mídias e cibercultura; as transformações das audiovisualidades na cultura digital; comunicação, territorialidades e ciberativismo. Diversos estudos se dedicaram, por exemplo, ao YouTube, seus conteúdos e affordances (ZANETTI; BELO, 2012; ZANETTI, 2013; MELLO; ZANETTI, 2014; ZANETTI; LATIF; SANTOS, 2018; FREGONA; ZANETTI, 2021; REIS; ZANETTI; FRIZZERA, 2020; PINTO; ZANETTI, 2021, 2024).

 

Biografia do Autor

  • Daniela Zanetti, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PÓSCOM-UFES). Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde 2011 coordena o grupo de pesquisas Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT).

Referências

DANTAS, L; ZANETTI, D. Negros de pele clara: construção de identidades negras no YouTube. In: Ruth Reis; Daniela Zanetti. (Org.). Pesquisas em comunicação: desafios do presente nas mediações digitais. 1ed.Vitória - ES: EDUFES, 2021, v. 1, p. 109-126.

FREGONA, C.; ZANETTI, D. Curtam o canal! Um panorama de pesquisas sobre youtubers brasileiras. In: Daniela Zanetti; Ruth Reis; Marialina Antolini. (Org.). Minorias midiatizadas: gêneros, etnias e territórios. 1ed.Pelotas - RS: Editora UFPel, 2021, v. 1.

MELLO, N.; ZANETTI, D. O vídeoclipe na Web: consumo de massa? Lumina (UFJF. Online), v. 8, p. 1-18, 2014.

MONTEIRO, A; ZANETTI, D. Rupturas no campo audiovisual brasileiro: um emergente cinema negro. In: Ruth Reis; Daniela Zanetti. (Org.). Pesquisas em comunicação: desafios do presente nas mediações digitais. 1ed.Vitória - ES: EDUFES, 2021, v. 1, p. 127-156.

PINTO, T. M.; ZANETTI, D. O agro (também) é pop no YouTube: os discursos de desinformação acerca das queimadas na Amazônia (2019 a 2021). In: Daniela Zanetti; Rafael Cardoso Sampaio. (Org.). Deixe seu like: estratégias e narrativas audiovisuais na comunicação política digital. 1ed.Rio de Janeiro: Travassos Editora, 2024, v. 1, p. 224-246.

PINTO, T. M.; ZANETTI, D. YouTube e desinformação: apontamentos e caminhos teóricos. In: Ruth Reis; Daniela Zanetti. (Org.). Pesquisas em comunicação: desafios do presente nas mediações digitais. 1ed.Vitória - ES: EDUFES, 2021, v. 1, p. 86-107.

REIS, R.; ZANETTI, D.; FRIZZERA, L. A conveniência dos algoritmos. REVISTA COMPOLITICA, v. 10, p. 35-58, 2020.

ZANETI, D.; ANTOUN, H. Convivendo com as catástrofes: vídeos sobre crise climática no TikTok Brasil. Contracampo, Niterói, v. 44, n. 2. 2025.

Downloads

Publicado

24-11-2025