Proposição de uma Taxonomia de Produção Científica Docente: aplicação da metodologia em uma Instituição Federal de Ensino Superior
Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2012.1.1.4102.187-209
A pressão por pesquisa e publicação nas instituições de ensino superior brasileiras e mundiais tem crescido muito nos últimos anos. Esse fato parece estar se estendendo das chamadas universidades de pesquisa para universidades com tradição de formação profissional específica. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o desempenho em pesquisa dos docentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior dedicada à formação de jovens para a carreira militar. Para isso, a técnica de estatística multivariada de análise de agrupamentos foi usada para criar uma taxonomia de classificação dos docentes conforme um conjunto de indicadores destinados a avaliar diversas dimensões da produção científica. A principal fonte de dados foram os currículos cadastrados na Plataforma Lattes do CNPq. Os resultados permitiram a classificação dos docentes em três distintos grupos: “docentes orientados a ensino”, “docentes em transição” e “docentes orientados a ensino e pesquisa”.
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