Inovação em Serviços e sua Gestão: um balanço das teorias internacionais contemporâneas

Autores/as

  • Luciana Cristina Lenhari Departamento de Política Científica e Tecnológica (São Paulo, DPCT/IG/UNICAMP)
  • Ruy de Quadros Carvalho Departamento de Política Científica e Tecnológica (São Paulo, DPCT/IG/UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.2.4646.75-101.

Resumen

DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.2.4646.75-101

O objetivo deste artigo é mostrar o atual estado da arte das discussões acerca do tema da inovação em serviços e sua gestão. Para atingir este objetivo o artigo apresenta uma revisão crítica da literatura com base nos principais autores que vêm se dedicando a esta discussão nos últimos 20 anos. Desta revisão resultou uma síntese de como o debate foi construído, seus principais avanços e gargalos, notadamente quando o foco é gestão da inovação. Conclui-se que o campo da gestão da inovação em serviços representa uma excelente oportunidade de pesquisa para os próximos anos, com espaço para a proposição de “novos” modelos que possam ser mais adequados para as empresas de serviços que atuam no contexto brasileiro.

Descargas

Biografía del autor/a

Luciana Cristina Lenhari, Departamento de Política Científica e Tecnológica (São Paulo, DPCT/IG/UNICAMP)

Pesquisadora Colaboradora Doutora do Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp (LabGETI/DPCT/UNICAMP)

Ruy de Quadros Carvalho, Departamento de Política Científica e Tecnológica (São Paulo, DPCT/IG/UNICAMP)

Graduação em Administração de Empresas pela EAESP – Fundação Getúlio Vargas (1974), mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutor em Economia do Desenvolvimento pela University Of Sussex (1993). Professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas-SP.

 

Publicado

15-11-2013

Cómo citar

Lenhari, L. C., & Carvalho, R. de Q. (2013). Inovação em Serviços e sua Gestão: um balanço das teorias internacionais contemporâneas. "Revista Gestión Y Conexiones", 2(2), 75–101. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.2.4646.75-101.