Inovação em Serviços e sua Gestão: um balanço das teorias internacionais contemporâneas

Autores

  • Luciana Cristina Lenhari Departamento de Política Científica e Tecnológica (São Paulo, DPCT/IG/UNICAMP)
  • Ruy de Quadros Carvalho Departamento de Política Científica e Tecnológica (São Paulo, DPCT/IG/UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.2.4646.75-101.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.2.4646.75-101

O objetivo deste artigo é mostrar o atual estado da arte das discussões acerca do tema da inovação em serviços e sua gestão. Para atingir este objetivo o artigo apresenta uma revisão crítica da literatura com base nos principais autores que vêm se dedicando a esta discussão nos últimos 20 anos. Desta revisão resultou uma síntese de como o debate foi construído, seus principais avanços e gargalos, notadamente quando o foco é gestão da inovação. Conclui-se que o campo da gestão da inovação em serviços representa uma excelente oportunidade de pesquisa para os próximos anos, com espaço para a proposição de “novos” modelos que possam ser mais adequados para as empresas de serviços que atuam no contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Cristina Lenhari, Departamento de Política Científica e Tecnológica (São Paulo, DPCT/IG/UNICAMP)

Pesquisadora Colaboradora Doutora do Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp (LabGETI/DPCT/UNICAMP)

Ruy de Quadros Carvalho, Departamento de Política Científica e Tecnológica (São Paulo, DPCT/IG/UNICAMP)

Graduação em Administração de Empresas pela EAESP – Fundação Getúlio Vargas (1974), mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutor em Economia do Desenvolvimento pela University Of Sussex (1993). Professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas-SP.

 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

15-11-2013

Como Citar

Lenhari, L. C., & Carvalho, R. de Q. (2013). Inovação em Serviços e sua Gestão: um balanço das teorias internacionais contemporâneas. Revista Gestão & Conexões, 2(2), 75–101. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.2.4646.75-101.