Evolução da atenção em saúde bucal antes e após a política nacional de saúde bucal
Resumo
Introdução: A Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), lançada em 2004, possui diretrizes que visam à qualificação da atenção em saúde bucal e o planejamento das ações de acordo com informações epidemiológicas de cada território. Objetivo: Analisar a evolução das ações de saúde bucal na Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo (RMGV-ES), antes e após a PNSB. Métodos: Foi realizado um estudo ecológico, a partir de dados compilados do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA-SUS) no período de 1994 a 2014. Os procedimentos foram organizados em seis blocos. Foram calculados os seguintes indicadores: razão de procedimentos coletivos, razão de procedimentos ambulatoriais, cobertura da primeira consulta odontológica, e indicador de cobertura por Equipe de Saúde Bucal (ESB). Para relacionar os indicadores cobertura de equipe de saúde bucal com indicadores de cobertura de primeira consulta odontológica e razão de procedimentos coletivos e ambulatoriais nos anos de 2000 a 2014, realizou-se o Teste de Spearman. Resultados: Houve expansão na oferta dos procedimentos ambulatoriais (0,105 a 0,390 procedimentos/habitantes/ano) e coletivos (0,029 para 2,130 procedimentos/habitante/ano) nos 20 anos analisados. A relação entre a cobertura de ESB foi significante com indicador de cobertura de primeira consulta odontológica no município de Viana (r= -0,894; p-valor=0,041) e com indicador de procedimentos ambulatorais na RMGV-ES (r=0,688; p-valor=0,005). Conclusão: O aumento de ESB, após a política, não foi suficiente para atingir uma alta cobertura populacional. Os resultados sugerem que a prática odontológica ainda está pautada no atendimento clínico ambulatorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.