Morbidades relacionadas às internações hospitalares de crianças menores de quatro anos residentes no Espírito Santo
Resumen
Introdução: As principais causas de internações infantis são devido a condições sensíveis à atenção primária e reconhecê-las permite, não somente identificar maneiras de preveni-las, mas também erradicar os fatores condicionantes ao adoecimento e evitar novas hospitalizações. Objetivos: Descrever as principais causas de internações hospitalares de crianças menores de quatro anos no Espírito Santo, entre 2011 e 2015. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, com abordagem quantitativa, baseado nas internações hospitalares de crianças. Realizado a partir de dados secundários, cuja principal fonte foi o SIH-SUS, disponível no DATASUS. Foram selecionadas para o estudo as seguintes variáveis: o local, a faixa etária, o período de 2011 a 2015, o número de internações por ano e por regiões de saúde, a morbidade por local de residência, óbito após internação hospitalar e a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, CID-10. Resultados: Os principais agrupamentos de doenças responsáveis por internações infantis no Espírito Santo foram: as doenças respiratórias (35,40%), parasitárias (19,98%) e do período perinatal (18,04%). A causa mais importante de internações hospitalares foi a pneumonia (19.804 internações), em evidência em todos os anos estudados, seguida pela gastroenterite com 5.237 internações, e asma com 4.844. Conclusão: Grande parte das internações hospitalares pediátricas no Espírito Santo poderiam ter sido evitadas ou minimizadas por uma assistência oportuna e eficiente, uma vez que essas condições são preveníveis e tratáveis no nível primário de atenção à saúde.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La RBPS adopta la licencia CC-BY-NC 4.0, lo que significa que los autores mantienen los derechos de autor de sus trabajos presentados a la revista.
- Los autores deben declarar que su contribución es un manuscrito original, que no ha sido publicado previamente y que no está en proceso de evaluación en otra revista simultáneamente.
- Al presentar el manuscrito, los autores conceden a la RBPS el derecho exclusivo de primera publicación, sujeto a revisión por pares.
Derechos de los autores:
Los autores pueden firmar contratos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión publicada por la RBPS (por ejemplo, en repositorios institucionales o como capítulos de libros), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RBPS. Además, se anima a los autores a poner su trabajo a disposición en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en sus páginas personales) tras la publicación inicial en la revista, citando debidamente la autoría y la publicación original.
Derechos de los lectores bajo la licencia CC-BY-NC 4.0:
- Compartir: Copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
- Adaptar: Mezclar, transformar y construir a partir del material.
Condiciones de la licencia:
- Atribución: Debe otorgarse el crédito adecuado, incluir un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios.
- No Comercial: No se puede usar el material con fines comerciales.
- Sin restricciones adicionales: No se pueden aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan lo que la licencia permite.