Gestão na estratégia de Saúde da Família: avaliação das equipes participantes do 3º ciclo do PMAQ-AB em município de médio porte
Resumo
Introdução: O Ministério da Saúde (MS) instituiu em 2011 o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Objetivo: Este estudo analisou a implementação do 3º ciclo do PMAQ-AB na cidade de Aracruz/ES, ocorrido no período de 2015 a 2016. Métodos: Abordagem qualitativa por meio da Análise de Conteúdo e estudo de caso foram adotados para investigar o fenômeno em questão. Foram realizadas 22 entrevistas envolvendo o Subsecretário de Saúde, Coordenadores do PMAQ-AB, Conselheiros Municipais de Saúde, Apoiadores Estaduais de Saúde, gerentes, dentistas e enfermeiros da ESF. As entrevistas e documentos oficiais foram analisados por meio da Condensação de Significados em duas categorias como eixos norteadores: formulação, implantação e implementação do PMAQ e percepção do programa. Resultados: Os entrevistados mostraram-se envolvidos e apontaram dificuldades decorrentes da sobrecarga de funções, da estrutura física das unidades, além da falta de material e de capacitação sobre o programa. Dentre as melhorias apontadas, aparecem a organização do processo de trabalho e as práticas desenvolvidas. As dificuldades apresentadas pelos entrevistados trazem à tona a falta de retorno em relação às avaliações e ao recurso financeiro advindo do programa. Conclusão: A experiência foi significativa, emergiram sugestões de melhorias em relação ao processo de avaliação e monitoramento da saúde e questionamentos quanto à falta de retorno sobre os resultados das avaliações e uso do recurso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.