Ocorrência das incapacidades físicas na hanseníase durante o tratamento medicamentoso
Resumo
Introdução: A hanseníase constitui um relevante problema de saúde pública, constituindo parte das doenças consideradas negligenciadas. Prevenir e monitorar as incapacidades físicas de pessoas acometidas pela hanseníase é essencial para promoção da qualidade de vida, redução de incapacidades e minimização do sofrimento psicológico e estigma dos acometidos. Objetivo: Identificar a ocorrência das incapacidades físicas no diagnóstico e na alta medicamentosa da hanseníase. Método: Estudo transversal que analisou as características clínicas, sociodemográficas e os graus de incapacidades físicas — os casos de hanseníase — num município, entre 2008 a 2011. Resultados: Foram identificadas 130 pessoas, sendo 52% do sexo masculino, 46% pardos, 54,6% ocupados, 36,9% com escolaridade até o ensino fundamental completo, 77,7% diagnosticados com formas clínicas transmissíveis. No diagnóstico, os graus de incapacidade física foram: zero (46%), um (34%) e dois (16%). As incapacidades físicas foram significativas entre multibacilares (p<0,0001), quando são acompanhados na unidade básica de saúde, ou seja, na unidade sem equipe multidisciplinar (p=0,0215) e parece estar associada em pessoas com mais idade (p=0,0543). Conclusão: As incapacidades físicas são frequentes no diagnóstico e após a conclusão do tratamento apontando para necessidade de controle das informações contidas nas fichas de notificação e maior monitoramento nos pacientes com risco para desenvolver incapacidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.