A ética no Facebook: um desafio contemporâneo para a Odontologia
Resumo
Introdução: Na contemporaneidade, cada vez mais a saúde está presente nas redes sociais. Na odontologia, por exemplo, o seu uso tem sido amplamente difundido para divulgação de serviços de saúde, e consequentemente, há o aumento do número de postagens em desacordo com o Código de Ética Odontológico, trazendo grandes desafios para os profissionais e para os seus conselhos de classe. Objetivo: Analisar os perfis dos profissionais e das clínicas odontológicas no Facebook, a partir dos aspectos éticos determinados pelo Código de Ética Odontológico e pelo Código de Defesa do Consumidor. Métodos: Foram identificados no Facebook 50 páginas e perfis de clínicas odontológicas e 50 de cirurgiões-dentistas do ES, no período de 2013 a junho de 2017. Após esse período, os perfis foram revisitados em janeiro de 2019 e criado um quadro comparativo dos posts com o período anterior. Foi utilizado um protocolo de análise contendo seis categorias de acordo com o Código de Ética Odontológica e o Código de Defesa do Consumidor. Resultados: Foram encontradas infrações relacionadas a questões de negligência profissional, propaganda, exposição de imagens sem autorização dos pacientes, honorários profissionais, ofertas de brindes, promoções e serviços. A ausência de artigos no Código de Ética específicos a respeito da conduta dos profissionais de odontologia nas redes sociais expõe as lacunas para as infrações cometidas. O tema é tratado de forma generalizada, sendo referente a qualquer tipo de meio de comunicação de massa. Conclusão: Torna-se então imperativa a atuação do Conselho Regional de Odontologia na fiscalização das redes sociais, além do pleno conhecimento do código de ética odontológico por parte do cirurgião-dentista, assim como a realização de denúncias das irregularidades.
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