A problemática da responsabilidade individual na saúde pública em Portugal
Resumo
Introdução: A prevenção em saúde é o principal mote da Organização Mundial de Saúde (OMS) e há muitas décadas é já aplicada nas acções de saúde pública de todos os países da União Europeia, inclusive Portugal. Objetivo: Discutir a questão da responsabilidade social e individual no actual cenário da Saúde Pública em Portugal, face a uma proposta política de possível abandono de um modelo de responsabilidade partilhada na saúde pública. Métodos: Este estudo aborda o Estado social e saúde verificadas ao longo das últimas décadas na Europa e em Portugal, discute a Ética e saúde pública cujas acções se situam na intersecção entre Riscos, Efeitos na Saúde e Prevenção, dicerne a Responsabilidade individual e social que emergem dos valores que orientam ou deveriam orientar as nossas relações com os outros, debate a Justiça e direito à saúde acom base na realidade da saúde em Portugal, que parece ser um dilema ético para quem toma decisões acerca do estabelecimento de prioridades no uso dos recursos financeiros. Resultados: O estudo relatou que a atual situação das finanças públicas, especialmente em Portugal, deveria remeter para a busca de novas perspectivas em que a participação de todos os agentes de saúde torna-se indispensável; em particular médicos, enfermeiros e outros técnicos, no sentido de apresentarem as suas posições quanto aos modos como desejam exercer a sua atividade profissional, numa clara definição de direitos e de deveres. Conclusão: Ressalta-se a necessidade de o Estado, com o empenho dos profissionais de saúde, estabelecer os princípios políticos, financeiros e clínicos para um plano de saúde eficiente e eficaz.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.