Risco de quedas em pacientes assistidos em serviço hospitalar no município de Quixadá/CE, Brasil
Resumo
Introdução: A qualidade do controle de segurança dos pacientes internados em serviços de saúde é uma das preocupações prioritárias dos sistemas de saúde. Dentre os motivos que levam a quebra na segurança dos cuidados prestados ao paciente no ambiente hospitalar, estão as quedas. Portanto, a segurança do paciente na prevenção de quedas tem sido um dos tópicos de investigação. Objetivo: Avaliar o risco de quedas em pacientes assistidos em um serviço hospitalar no município de Quixadá. Métodos: Realizou-se um estudo documental em prontuários de 50 pacientes internados no hospital municipal, localizado no Município de Quixadá-Ceará, nos meses de janeiro e fevereiro de 2018, por meio de um formulário construído com base no protocolo de prevenção de quedas do Ministério da Saúde. Em seguida, os dados foram tabulados, sendo elaboradas tabelas com frequências absolutas e percentuais, posteriormente analisadas no programa Epiinfo 7.0. Resultados: A caracterização da população estudada mostrou que 56,0% era formada por mulheres, 42,0% tinha idade maior ou igual a 60 anos, 42,0% era casada/união estável, 34,0 com IMC normal e apresentava diversos tipos de diagnósticos indicativos para internação, como infecção do trato urinário (10,0%), acidente vascular encefálico (8,0%), úlcera venosa infectada (8,0%), dentre outros. Os fatores identificados por mais de 50,0% como risco para quedas foram: o perfil demográfico de idosos maiores de 65 anos (72,0%); condições de saúde e presença de doenças crônicas (84,0%); funcionalidade alterada (60,0%); comprometimento sensorial alterado (56,0%); e uso de medicamentos do tipo ” polifarmácia” (70,0%). A classificação do nível de risco de quedas dos pacientes assistidos no serviço de saúde mostrou que todos apresentam um alto risco de quedas (100,0%), sendo esse risco caracterizado pela dependência de ajuda de terceiros para realizar suas atividades, com ou sem a presença de algum fator de risco; e por andar com auxílio (52,0%). Conclusão: O estudo foi importante para que os serviços de saúde possam analisar como está sendo conduzido o cuidado ao paciente e repensar melhorias durante a internação hospitalar, pois as quedas causam grande ônus à saúde do paciente, da família e ao governo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.