Distribuição de equipamentos de diagnóstico por imagem no âmbito do SUS: um panorama do estado da Bahia, Brasil
Resumo
Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro é considerado um dos mais completos sistemas de saúde do mundo. Entretanto, o SUS, ao longo da sua história, vem enfrentando problemas na distribuição de equipamentos e serviços. Objetivo: Discutir a distribuição de equipamentos de diagnóstico por imagem no âmbito do SUS, no estado da Bahia. Métodos: Estudo de caráter descritivo, exploratório, baseado em dados secundários do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Foram selecionados quatro equipamentos diagnósticos (raios-x convencional, mamógrafos, tomógrafos e equipamentos de ressonância) para serem estudados nesta pesquisa. Eles foram submetidos à análise descritiva, baseando-se nos cálculos e informações contidas na Portaria n° 1.631, de 1° de outubro de 2015. Resultados: Os equipamentos de raios-x apresentaram uma distribuição que excede a média esperada para o estado da Bahia. No caso dos mamógrafos, tomógrafos e equipamentos de ressonância magnética, observou-se que existe um déficit na sua distribuição. Essa situação assemelha-se à dos demais estados do país, nos quais constatou-se que quanto mais avançada a tecnologia do equipamento, menor o seu quantitativo por habitante. Conclusão: Nota-se que a Bahia possui uma deficiência na distribuição de mamógrafos, tomógrafos e equipamentos para ressonância magnética e um superávit no que se refere ao quantitativo de equipamentos de raios-x convencional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.