Absenteísmo de usuários em procedimentos especializados no SUS: estratégias para eficiência em tempos de austeridade
Resumo
O absenteísmo dos usuários é um fenômeno descrito na literatura científica como o não comparecimento a procedimentos agendados, é uma ocorrência comum, tanto na rede pública quanto em serviços privados de saúde, sendo um problema crônico e mundial na assistência à saúde.
Apesar do desperdício de recursos preciosos que gera, causando ociosidade, o absenteísmo apresenta-se como desafio de longa data para gestores na saúde no Brasil, visto que sua prevalência pode variar de 10% a 41,3% em municípios brasileiros. Também em países como Portugal e Espanha pode variar de 20% a 36,4%, respectivamente.
O absenteísmo ganha ainda mais importância no contexto contemporâneo de austeridade fiscal vivenciado no Brasil, com queda de recursos para a saúde6, impondo inúmeras dificuldades para a assistência integral no SUS. Tais dificuldades possivelmente serão agravadas pelas consequências de EC 95/2016, que limita os gastos públicos por 20 anos. A EC 95 pode dificultar ainda mais o incremento de recursos para a saúde e demais políticas sociais, representando uma grande ameaça a essas demandas, com provável repercussão nos indicadores de saúde da população.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.