Absenteísmo de usuários em procedimentos especializados no SUS: estratégias para eficiência em tempos de austeridade

Autores

  • Cynthia Moura Louzada Farias
  • Sônia Maria Beltrame
  • Maria Angélica Borges dos Santos

Resumo

O absenteísmo dos usuários é um fenômeno descrito na literatura científica como o não comparecimento a procedimentos agendados, é uma ocorrência comum, tanto na rede pública quanto em serviços privados de saúde, sendo um problema crônico e mundial na assistência à saúde.
Apesar do desperdício de recursos preciosos que gera, causando ociosidade, o absenteísmo apresenta-se como desafio de longa data para gestores na saúde no Brasil, visto que sua prevalência pode variar de 10% a 41,3% em municípios brasileiros. Também em países como Portugal e Espanha pode variar de 20% a 36,4%, respectivamente.
O absenteísmo ganha ainda mais importância no contexto contemporâneo de austeridade fiscal vivenciado no Brasil, com queda de recursos para a saúde6, impondo inúmeras dificuldades para a assistência integral no SUS. Tais dificuldades possivelmente serão agravadas pelas consequências de EC 95/2016, que limita os gastos públicos por 20 anos. A EC 95 pode dificultar ainda mais o incremento de recursos para a saúde e demais políticas sociais, representando uma grande ameaça a essas demandas, com provável repercussão nos indicadores de saúde da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

31-12-2019

Como Citar

Louzada Farias, C. M. ., Beltrame, S. M. ., & Borges dos Santos, M. A. . (2019). Absenteísmo de usuários em procedimentos especializados no SUS: estratégias para eficiência em tempos de austeridade. Revista Brasileira De Pesquisa Em Saúde Brazilian Journal of Health Research, 21(4), 4–7. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/31027

Edição

Seção

Editorial