Residência multiprofissional construindo caminhos para a promoção de práticas inteprofissionais e colaborativas
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v23isupl_1.36632Palavras-chave:
Residência Multiprofissional em Saúde, Programa Saúde na Escola, Atenção Básica, Educação Interprofissional, Práticas interdisciplinaresResumo
Introdução: A oportunidade de formação englobando diversas categorias profissionais contribui sobremaneira para efetivação de trabalhos em equipe por esses profissionais, com atuação integrada, colaboração e interdependência das áreas. Objetivo: Objetivou-se realizar um relato de experiência a partir da vivência de residentes multiprofissionais no contexto do Programa Saúde na Escola e evidenciar a promoção de práticas interprofissionais e colaborativas. Métodos: Trata-se de estudo qualitativo de caráter narrativo e reflexivo do tipo relato de experiência. A experiência se deu em uma Unidade de Saúde da Família e uma escola do território da Unidade, onde residentes atuaram no Programa Saúde na Escola. Foram utilizadas metodologias ativas para o trabalho com os escolares, em formato de atividades lúdicas como jogos, sendo estes produzidos por diversos profissionais no contexto de um Programa de Residência Multiprofissional. Resultados: O relato demonstra que o trabalho dos residentes se deu em etapas, com organização e planejamento das atividades que seriam desenvolvidas nas escolas. Evidencia-se na experiência, o comparecimento de competências da inteprofissionalidade e do trabalho colaborativo em diversas etapas do trabalho. As principais competências evidenciadas foram: Atenção Centrada na Pessoa, Clareza de Papéis, Resolução de Conflitos, Trabalho em Equipe e Liderança Colaborativa. Conclusão: A experiência realizada demonstra grande potencial de promoção de práticas integradas, interprofissionais e colaborativas, além de se mostrar relevante para discussões voltadas a efetivação de tais práticas no intuito de alcançar por meio dos Programas de Residência novos perfis de trabalhadores e trabalhadoras da saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.