A violência e o cuidado a crianças e adolescentes: relato de experiência da residência multiprofissional em Saúde no Programa Saúde na Escola
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v23isupl_1.36597Palavras-chave:
Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, ViolênciaResumo
Introdução: A violência configura-se como sério problema de saúde pública com raízes históricas, culturais, sociais e políticas, representando violação dos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Objetivo: Relatar uma experiência pedagógica de cuidado a crianças e adolescentes no que se refere à temática violência a partir da vivência da Residência Multiprofissional em Saúde no Programa Saúde na Escola (PSE). Métodos: Trata-se de estudo do tipo relato de experiência, construído a partir da inserção de uma equipe de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da criança e do adolescenteno no PSE. Mediante destaque do tema violência pela Secretaria Municipal de Saúde, a ser trabalhado no PSE, foram feitas reuniões intersetoriais, encontros com a equipe pedagógica da escola envolvida e roda de conversa com líderes de turma, para elaboração dos dispositivos de cuidado a serem descritos neste relato. Resultados: Enfatiza-se três dispositivos pedagógicos elaborados pela equipe que sustentaram o trabalho durante seu percurso. Do total de 179 participantes, 15 (12%) procuraram a equipe após término de cada encontro para compartilhar ou tirar dúvidas sobre uma potencial situação de violência. Conclusão: Percebe-se que o PSE é um espaço de práticas potente para a promoção do cuidado em saúde de crianças e adolescentes em relação à violência, bem como afirma-se o potencial de estratégias pedagógicas interativas na educação em saúde, não só para detectar casos de violência, assim como para aprimorar as redes de corresponsabilização do cuidado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.