Atuação do projeto de extensão artistas do cuidar: relato de experiência

Autores

  • JOSÉ GERFESON ALVES UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA) https://orcid.org/0000-0003-0364-3151
  • Agna Teixeira Braga Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Kelly Suianne de Oliveira Lima Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Karina Ellen Alves de Albuquerque Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Giliarde Andrade Silva Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Francisco Welington Cavalcante da Silva Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Milena Silva Ferreira Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Reilanne Santana Sousa Leite Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Claudenisa Mara de Araújo Vieira Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Isabela Rocha Siebra Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v24i2.34977

Palavras-chave:

Enfermagem, Humanização da Assistência, Hospitalização, Terapia pela Arte

Resumo

Introdução: O ambiente hospitalar consiste em um espaço de cura e reabilitação, entretanto, está diretamente associado ao estigma da dor e sofrimento ocasionado pela internação. Assim, a terapia com palhaços pode contribuir para amenizar a tensão existente nesse cenário. Objetivo: Relatar a atuação do projeto de extensão Artistas do Cuidar: Arte, Riso e Olhar. Métodos: Relato de experiência, de carácter descritivo que aborda os principais aspectos da atuação do projeto de extensão Artistas do Cuidar. O projeto existe desde 2007, na Universidade Regional do Cariri, Unidade Descentralizada de Iguatu, e conta com a participação de 27 membros. Resultados: Os membros do projeto utilizam as características do palhaço para desenvolver ações no ambiente hospitalar, utilizando estratégias que variam dependendo de cada paciente, situação clínica e acompanhante. Ainda, realizam participações em eventos que ocorrem em forma de acolhidas e/ou peças teatrais. Mesmo diante de desafios e percalços, o projeto permanece com a sua atuação, com o seu intuito de promover a alegria através do riso e do lúdico para melhorar as ações de cuidado à saúde na área da enfermagem e amenizar a vivência da hospitalização. Assim, destaca-se a sensibilização que o projeto proporciona ao estudante, trazendo uma nova perspectiva para sua formação. Conclusão: O projeto influencia de forma positiva no que se refere ao bem-estar dos pacientes internados na unidade hospitalar, assim como, dos membros da equipe de enfermagem. Ainda, atinge positivamente os estudantes e o público que tem a oportunidade de assistir às suas apresentações.

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Biografia do Autor

JOSÉ GERFESON ALVES, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)

Atualmente graduando do 10º Período do Curso de Enfermagem na Universidade Regional do Cariri (URCA). Participante do Grupo de pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN); membro do Projeto de Extensão Educação para o Cuidado Seguro: o papel (trans)formador da Universidade e bolsista do Projeto de Iniciação Científica: Violência Obstétrica no Trabalho de Parto e Parto Institucionalizado.

Agna Teixeira Braga, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Acadêmica do 9º semestre do curso bacharelado em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA); participante do Grupo de Pesquisa em Sexualidade, Gênero, Diversidade Sexual e Inclusão (GPESGDI); extensionista voluntária do projeto Consultório de Enfermagem em Ginecologia: protagonismo e inovação em saúde sexual e reprodutiva e Educação para o Cuidado Seguro: o papel (trans)formador da universidade e bolsista do Projeto de Iniciação Científica: História oral de mulheres que vivem com HIV/AIDS.

Kelly Suianne de Oliveira Lima, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Bacharelanda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Iguatu, Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Cardiovascular e Cerebrovascular (GEPESCC). Membro do Projeto de Extensão Educação em Saúde e Sexualidade, do Projeto de Extensão Artistas do Cuidar e do Projeto Educação para o Cuidado Seguro: o papel (trans)formador na universidade. Monitora da disciplina de Semiologia e Semiotécnica. Técnica em enfermagem pela EEEP Alfredo Nunes de Melo.

Karina Ellen Alves de Albuquerque, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Bacharelanda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Iguatu, Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Cardiovascular e Cerebrovascular (GEPESCC). Técnica em enfermagem pela EEEP Alfredo Nunes de Melo.

Giliarde Andrade Silva, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Graduando do VI semestre do curso de Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Unidade Descentralizada de Iguatu (UDI). Membro dos Projetos de Extensão Artistas do Cuidar e Educação em Saúde e Sexualidade.e do Grupo de Pesquisas Clínicas, Cuidado e Gestão de Saúde (GPCLIN).

Francisco Welington Cavalcante da Silva, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Francisco Welington Cavalcante da Silva, natural da cidade de Mauriti-CE; Técnico em Informática formado pelo E-Jovem (Projeto do Governo do Estado do Ceará); Técnico em Enfermagem, formado pelo Centro Educacional Lacerda - CELL; Acadêmico no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Regional do Cariri - URCA. (TRANCADO); Acadêmico no curso de Bacharel em Enfermagem, pela Universidade Regional do Cariri - URCA; Membro do Centro Acadêmico de Enfermagem, Unidade Descentralizada de Iguatu-CE; Membro do Grupo de Pesquisa Clínica, Hematologia ? GPCLIN; Membro Extensionista Voluntário da Liga Acadêmica de Cuidados de Enfermagem e Saúde (LACES). Membro Extensionista e Bolsista do projeto: Ordem Dos Promotores De Saúde: Desenvolvendo Competências Para Promoção Da Saúde Nos Territórios.

Milena Silva Ferreira, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Estudante de Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Reilanne Santana Sousa Leite, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Enfermeira

Claudenisa Mara de Araújo Vieira , Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Enfermeira, Especialista e Mestre em Enfermagem. Professora do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA\UDI). Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GRUPESC). Área de interesse de estudo e atuação: Saúde da Criança e Materno-Infantil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0638-9750. E-mail para contato: mara28araujo@hotmail.com.

Isabela Rocha Siebra, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Universidade Federal do Pernambuco - UFPE, possui graduação em Enfermagem pela Unileão (2011) e especialização em Saúde da Família pela Faculdade Integrada de Patos - FIP. Docente temporária do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri - URCA, Unidade Descentralizada Iguatu, atualmente a frente da coordenação e foi Enfermeira da empresa de calçados Grendene S/A Filial 06 Unidade Crato. Atuando principalmente nos temas relacionados à Políticas de Saúde à Pessoa com Deficiência, Saúde Mental, Terapias Complementares e Alternativas, Enfermagem do Trabalho e Educação em Saúde. Atualmente à frente do projeto de extensão Artistas do Cuidar, professora coordenadora do projeto Musicagem e coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri - Unidade Descentralizada do Iguatu.

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Publicado

06.03.2023

Como Citar

1.
Alves JG, Braga AT, Lima KS de O, Albuquerque KEA de, Silva GA, Silva FWC da, et al. Atuação do projeto de extensão artistas do cuidar: relato de experiência. RBPS [Internet]. 6º de março de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];24(2):111-7. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/34977

Edição

Seção

Relatos de Experiência