Mapeamento de não conformidades nos registros de glosas em um hospital privado

Autores

  • Josué Souza Gleriano Universidade do Estado do Mato Grosso- Tangará da Serra (UNEMAT). http://orcid.org/0000-0001-5881-4945
  • Jaqueline da Silva Almeida Universidade do Estado do Mato Grosso- Tangará da Serra (UNEMAT).
  • Auricleide Barros Prado Universidade do Estado do Mato Grosso- Tangará da Serra (UNEMAT).
  • Liz Vanessa Lupi Gasparini Universidade do Estado do Mato Grosso- Tangará da Serra (UNEMAT).
  • Camila Galiano Secretaria Municipal de Saúde de Sertãozinho.
  • Gisele Caroline Richi Fabro Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP/USP e Secretaria Municipal de Saúde de Sertãozinho- SP.

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v22i2.21642

Palavras-chave:

Auditoria Médica, Auditoria de Enfermagem, Registros de Enfermagem, Economia

Resumo

Introdução: Na área de saúde, a auditoria tem auxiliado a gestão hospitalar na melhoria da assistência ao paciente e no controle dos custos. Objetivo: Mapear as não conformidades nas glosas apontadas pelo setor de faturamento de um hospital privado. Método: Trata-se de um estudo documental quantitativo descritivo e retrospectivo, a partir de relatórios de glosas de um hospital privado da região médio norte-mato-grossense. Os dados são referentes ao período de janeiro a dezembro de 2017. Para a tabulação e tratamento dos dados, foram efetuadas análises descritivas, frequência e o cálculo percentual por meio do programa Microsoft Office Excel 2007®. Resultados: Observou-se maior frequência de glosas de caráter técnico. Em relação à equipe médica: ausência de relatório médico, da evolução do paciente, do registro da alta, de procedimentos realizados, da assinatura e carimbo nas folhas de gastos e prescrição de medicamentos à equipe de enfermagem, ausência de checagem e carimbo nas prescrições médicas, de enfermagem, no uso dos materiais e medicamentos e o não registro de procedimentos realizados (com maior frequência para punção/curativos). O montante de glosas acarretou perdas, o que poderia ter sido investido em melhorias na própria instituição. Conclusão: Concluiu-se que seria pertinente a capacitação dos profissionais acerca da importância das anotações nos prontuários, padronização mínima de dados e formulários para relatórios de evolução do paciente, pesquisas sobre sobrecarga de trabalho e cultura organizacional, ressaltando que instituições de saúde precisam investir na formação de uma equipe que atue na gestão da qualidade e segurança do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josué Souza Gleriano, Universidade do Estado do Mato Grosso- Tangará da Serra (UNEMAT).

Enfermeiro. Mestre em Saúde Coletiva. Docente da Universidade do Estado do Mato Grosso- Tangará da Serra. Mato Grosso (UNEMAT), Brasil. Coordenador do Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde- EsQualOS. Doutorando do Programa de Doutorado Enfermagem Fundamental na Esola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP/USP.

Jaqueline da Silva Almeida, Universidade do Estado do Mato Grosso- Tangará da Serra (UNEMAT).

Enfermeira formada pela Universidade do Estado do Mato Grosso- Tangará da Serra. Mato Grosso (UNEMAT), Brasil. 

Auricleide Barros Prado, Universidade do Estado do Mato Grosso- Tangará da Serra (UNEMAT).

Enfermeira. Docente daUniversidade do Estado do Mato Grosso- Tangará da Serra. Mato Grosso (UNEMAT), Brasil.

Liz Vanessa Lupi Gasparini, Universidade do Estado do Mato Grosso- Tangará da Serra (UNEMAT).

Administradora. Especialista em Organização, Sistemas e Métodos (UFSC). Doutora em Engenharia de Produção (UFSCar). Universidade do Estado do Mato Grosso- Tangará da Serra. Mato Grosso (UNEMAT), Brasil.

Camila Galiano, Secretaria Municipal de Saúde de Sertãozinho.

Enfermeira. Especialista em Auditoria dos Serviços de Saúde.

Gisele Caroline Richi Fabro, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP/USP e Secretaria Municipal de Saúde de Sertãozinho- SP.

Enfermeira. Especialista em Auditoria dos Serviços de Saúde.  Mestranda do Programa de Mestrado Enfermagem Fundamental na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP/USP

Referências

-ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BIOMEDICINA, HISTÓRIA DA BIOMEDICINA. Disponível em: http://www.abbm.org.br/historia-da-biomedicina

-CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA. Disponível em: http://cfbm.gov.br/

- CAMPOS, L. EDUARDO DÁCIO; TRAJETÓRIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE, 2006.

- PORTAL E-MEC, INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E CURSOS CADASTRADOS. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/

-CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA 1ª REGIÃO. Disponível em: https://crbm1.gov.br/

- APARÍCIO, C. Utilização do geoprocessamento e sensoriamento remoto orbital para a análise espacial de paisagem com incidência de Leishmaniose Tegumentar Americana. São Paulo, 2001. 93f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

- ROCHA, D.; JUBERG, J.; ROSA, J.A.; SCHAEFER, C.W.; GALVÃO, C. Description of eggs and Nymphal Instars of Triatomabarataicarcavallo, Jurberg, 2000, based on optical and Scanning Electron Microscopy (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae). Zootaxa, n.2, v.64, p.1-20, 2009.

- RIBEIRO, M. A. ET al. Georreferenciamento: Ferramenta de análise do sistema de saúde de Sobral - Ceará. SANARE, Sobral-CE, v.13, n. 2, p.63-69, jun./dez. 2014.

- STURARO, José Ricardo. Apostila de Geoestatística Básica. Rio Claro-SP: UNESP, 2015.

- MALTA, D. C.; ALMEIDA, M. C. M.; DIAS, M. A. S.; MERHY, E. E. A mortalidade infantil em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, por área de abrangência dos Centros de Saúde (1994-1996). Cad. Saúde Pública, v.17, n.5, p.1189-1198, set./out. 2001.

- JAKOBI, H. R. Mapa de risco ocupacional no estado de Rondônia baseado em tecnologia de georreferenciamento. 2008. 96f. Dissertação (Mestrado em Biologia Experimental) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2008.

- ANSELIN, L., Local Indicators of Spatial Association – LISA. Geographical Analysis, v. 27, n. 2, 1994

- IBGE – INSTITUTO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS COM DATA REFERÊNCIA EM 1º DE JULHO DE 2014. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/pdf/analise_estimativas_2014.pdf.

- LIVRO GUIA DO ESTUDANTE, ENSINO SUPERIOR, 2016.

-CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA 6ª REGIÃO. Disponível em: http://crbm6.gov.br/site/

Arquivos adicionais

Publicado

11-03-2021

Como Citar

Gleriano, J. S., Almeida, J. da S., Prado, A. B., Gasparini, L. V. L., Galiano, C., & Fabro, G. C. R. (2021). Mapeamento de não conformidades nos registros de glosas em um hospital privado. Revista Brasileira De Pesquisa Em Saúde Brazilian Journal of Health Research, 22(2), 29–39. https://doi.org/10.47456/rbps.v22i2.21642

Edição

Seção

Artigos originais