O ensino da saúde coletiva em instituições de ensino superior do Espírito Santo, Brasil

Autores

  • Jéssica Vaz Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriel Trevizani Depolli Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriel Pinto Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fernando Zanela da Silva Arêas Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v24i1.38336

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Educação, Instituições de Ensino Superior

Resumo

Introdução: O ensino de Saúde Coletiva é fundamental para a formação de profissionais de saúde qualificados para atuarem no Sistema Único de Saúde. No entanto, existem poucos estudos que analisam a situação real do ensino da Saúde Coletiva pelas Instituições de Ensino Superior (IES). Além disso, os poucos estudos existentes demonstram que o ensino da Saúde Coletiva no Brasil possui pouca estrutura curricular e ausência de conteúdos sobre políticas públicas. Objetivo: Analisar a distribuição das disciplinas de Saúde Coletiva em instituições de ensino superior do Espírito Santo. Métodos: Estudo descritivo desenvolvido por meio de levantamento documental através do portal online do Ministério da Educação e dos sites das instituições de ensino superior localizadas no estado do Espírito Santo que ofereciam pelo menos um curso da área da saúde. Os dados foram inseridos em tabela de contingência e analisados por estatística descritiva. Resultados: Foram analisados 68 cursos da área da saúde provenientes de 10 IES, uma pública e nove privadas. A oferta de Saúde Coletiva é entre 1 e 3 disciplinas, correspondentes entre 1% a 5% das disciplinas gerais dos cursos e 1% a 3% das cargas horárias totais. Terapia Ocupacional e Medicina foram os cursos que mais apresentaram carga horária de Saúde Coletiva. Conclusão: O ensino de Saúde Coletiva na região é oferecido em poucas disciplinas, representando baixas porcentagens na grade curricular. No entanto, cursos como Medicina e Terapia Ocupacional apresentaram as maiores cargas horária no ensino em Saúde Coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Perez EP. A propósito da educação médica. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. 2004;4(1):9-13.

Brasil. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação (2001- 2010) – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. 4 mai. 2000.

Ito EE, Peres AM, Takahashi RT, Leite MMJ. O ensino de Enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais: utopia x realidade. Rev. Esc. Enf. USP. 2006;40:570-5.

Souza, KMJD, Seixas, CT, David, HMSL, Costa, AQD. Contribuições da saúde coletiva para o trabalho de enfermeiros. Rev. Bras. Enf. 2017;70(3)543-49.

Saliba TA, de Mattos Custódio LB, Calsavara MBR, Saliba NA, Moimaz SAS Conhecimen¬to de acadêmicos sobre a área de atuação da saúde coletiva. Rev. Ens. Educ. Ciênc. Human. 2020;21(2)213-19.

Sobral LF, Barros EL, Carnut L. A área de política, planejamento e gestão em saúde nas graduações em saúde coletiva no Brasil. Trab. Educ. Saúde. 2017;15(3):879-94.

Ianni AMZ, Spadacio C, Barboza R, Alves OSF, Viana, SDL, Rocha AT. As ciências sociais e humanas em saúde na ABRASCO: a con¬strução de um pensamento social em saúde. Cad. Saúde Púb. 2014;30:2298-308.

Mangueira JO, Silva LR, Medeiros KR, Santos CR, Pinto ICM. Graduação em saúde coletiva no Brasil: formação, identidade profissional e inserção no mercado de trabalho. Res Soc Devel. 2021;10(5):e21810514746.

Santos RC, Carvalho TPV. Ensino de saúde coletivas na graduação em fisioterapia: uma revisão integrativa. Rev. Docência Ens. Sup. 2022;12:1-19 e034200.

Vieira ALS, Moyses NMN. Trajetória da graduação das catorze profissões de saúde no Brasil. Saúde debate. 2017;41(113):401-14.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da educação superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 4, de 6 de abril de 2009. Dispõe sobre a carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação em Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional, bacharelados, na modalidade presencial. Diário Oficial da União. 7 abr. 2009. Disponível em: http://meclegis.mec.gov.br/ tipo-norma/index/norma/14/.

Costa LC, Lopes Junior CAF, Costa EC, Feitosa MC, Aguiar JB, Gurgel LA. Formação profissional e produtividade em saúde coletiva do profissional de educação física. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde. 2012;17(2):107-13.

Palácio DQA, Romcy DML, Soares SL, Palácio BQA, Ferreira HS. O campo da saúde coletiva na formação dos profissionais de educação física: uma revisão. Rev. Int. Form. Professores. 2018;3(2):303:14.

Barboni VGAV, Carvalho YM, Souza VH. A formação em saúde coletiva nos currículos de educação física: um retrato atual. Mov., 2022;27.

Campos JJB; Elias PEM. A saúde coletiva no curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina: reflexões iniciais. Rev. Bras. Edu. Médica. 2008;32(2):149-59.

Custódio JB, Peixoto MDGB, Arruda CAM, Vieira DVF, Sousa MDSD, Ávila MMM. Desafios associados à formação do médico em saúde coletiva no curso de Medicina de uma universidade pública do Ceará. Rev. Bras. Educ. Méd., 2019;43:114-21.

Recine E, Gomes RCF, Fagundes AA, Pinheiro ARO, Teixeira BA, Sousa JS et al. A formação em saúde pública nos cursos de graduação de nutrição no Brasil. Rev. Nutr. 2012;25(1):21-33.

Silva RPG, Rodrigues RM. Sistema Único de Saúde e a graduação em enfermagem no Paraná. Rev. Bras. Enferm. 2010;63(1):66-72.

Witt RR, Almeida MCP. Competência dos profissionais de saúde no referencial das funções essenciais de saúde pública: contribuições para construção de projetos pedagógicos na enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 2003;56(4):433-38.

Regis CG, Batista NA. The nurse in the area of population health: concepts and competencies. Rev. Bras. Enferm. 2015;68(5):548-54.

Lemos M, Bazzo LMF. Formação do fonoaudiólogo no município de Salvador e consolidação do SUS. Ciênc. Saúde Colet. 2010;15(5):2563-68.

Rezende AKR. Pesquisa de opinião sobre a formação em saúde coletiva na graduação em fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2019.

Silva VT, Nicoes CR, Knuth AG. Saúde coletiva e saúde pública nos cursos de educação física: uma revisão sistemática. Pensar Prát. 2021;24(1):1-23.

Bim CR, Diamante C. Formação em fisioterapia: como a saúde coletiva está inserida nas instituições públicas de ensino superior do Paraná. Cad. Edu. Saúde Fisioc. 2020;7(13).

Dos Santos RC, De Carvalho TPV. Ensino de saúde coletiva na graduação em fisioterapia: uma revisão integrativa. Rev. Docênc. Ens. Sup. 2022;12:1-19.

Arquivos adicionais

Publicado

07-12-2022

Como Citar

Vaz Gonçalves, J., Depolli, G. T., Pinto Ferreira, G., & Zanela da Silva Arêas, F. (2022). O ensino da saúde coletiva em instituições de ensino superior do Espírito Santo, Brasil. Revista Brasileira De Pesquisa Em Saúde Brazilian Journal of Health Research, 24(1), 38–47. https://doi.org/10.47456/rbps.v24i1.38336

Edição

Seção

Artigos Originais