Tendência temporal de prescrição de terapias biológicas para artrite reumatoide
Resumo
Objetivo: Analisar a tendência temporal de uso das terapias biológicas e descrever o perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados com Artrite Reumatoide (AR) em tratamento atendidos nas Farmácias Cidadãs do Espírito Santo (ES) pelo SUS. Métodos: Estudo de série temporal, realizado no ES, através de dados secundários sobre pacientes com AR em uso de terapia biológica nas 10 Farmácias Cidadãs do Estado, no período de 2009 a 2017. Para comparar as incidências anuais de AR, por Farmácia Cidadã, fez-se uma análise de tendência linear dessas séries temporais. Resultados: Houve 9.804 solicitações para o tratamento com as terapias biológicas, com dispensação concentradas nas Farmácias Cidadãs da Região Metropolitana do Estado (69%); com predominância de mulheres (84%), e idade média de 56 anos; o medicamento com maior prevalência foi o Adalimumabe (40%), seguido do Infliximabe (21%), com um custo total para o tratamento igual R$ 6.335.100,71. Conclusão: Essa análise evidencia o aumento expressivo na dispensação desses medicamentos em relação ao crescimento da incidência dos pacientes novos pelo SUS. O crescimento da demanda por esses medicamentos acarreta também um custo elevado para o SUS, uma preocupação com o futuro assumindo a premissa de que tais valores não devem reduzir nos próximos anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.