Ações de educação em saúde no processo de trabalho de Agentes Comunitários de Saúde

Autores

  • Ana Paula Baudini
  • Marta Cocco da Costa
  • Ethel Bastos da Silva
  • Fernanda Honnef
  • Jaqueline Arboit

Resumo

Introdução: A relevância do trabalho do Agente Comunitário de Saúde na Atenção Básica é inquestionável. Por meio do desenvolvimento de ações de educação em saúde, esse profissional contribui com o bem-estar das pessoas, famílias e comunidade. Para o contínuo aprimoramento da sua atuação, é imprescindível identificar as principais ações que desenvolvem e refletir sobre elas. Objetivo: Sintetizar as ações de educação em saúde desenvolvidas no processo de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. Métodos: Revisão integrativa, realizada nas bases eletrônicas de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados em Enfermagem e na Biblioteca Eletrônica Scientific Electronic Library Online, utilizando descritores controlados. Foram identificados 200 artigos, dos quais 15 compuseram o corpus do estudo, mediante a aplicação de critérios de seleção estabelecidos. Resultados: Os resultados indicam que são desenvolvidas, predominantemente, ações de educação em saúde direcionadas à saúde bucal, às condições gerais de saúde e à vacinação, além de ênfase na saúde da mulher. A orientação informativa constituiu a principal técnica utilizada, voltada em sua maioria à comunidade, tendo como foco a prevenção e o tratamento de doenças e agravos, sendo realizada nas visitas domiciliares. Conclusão: O estudo tem contribuições nos campos científico e prático ao dar visibilidade às ações de educação em saúde desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31.12.2019

Como Citar

1.
Baudini AP, da Costa MC, Bastos da Silva E, Honnef F, Arboit J. Ações de educação em saúde no processo de trabalho de Agentes Comunitários de Saúde. RBPS [Internet]. 31º de dezembro de 2019 [citado 25º de novembro de 2024];21(4):100-9. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/31020

Edição

Seção

Artigos originais