Atendimento odontopediátrico em clínica escola: percepções das crianças e cuidadores
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v24i1.38417Palavras-chave:
Assistência Odontológica, Avaliação em Saúde, Criança, saúde bucalResumo
Introdução: A avaliação do atendimento odontopediátrico pelos pais ou cuidadores pode não representar a opinião da criança, sendo assim, conhecer a opinião dessa sobre a vivência tida durante o atendimento é de extrema importância. Objetivos: analisar a percepção de crianças e de seus cuidadores sobre o atendimento de uma clínica escola de odontopediatria. Métodos: Realizou-se um estudo transversal com análise descritiva, com crianças de 6 a 10 anos de idade, em atendimento na Clínica Infantil do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande/PB. O instrumento desenho-estória com tema foi utilizado com as crianças para avaliar o atendimento recebido. Ao finalizar o desenho, essas fizeram a sua descrição verbal, que foi gravada e transcrita. Para interpretação dos desenhos, utilizou-se a técnica de análise temática proposta por Bardin (2002). O Questionário de Avaliação de Serviços de Saúde Bucal (QASSaB) foi adaptado e aplicado aos cuidadores. Resultados: As crianças destacaram nos desenhos-estória características do ambiente odontológico, como a presença do equipo, do paciente e do cirurgião-dentista. Prevaleceu o tratamento curativo, cujo atendimento foi considerado pelas crianças como humanizado, revelando comportamento positivo na consulta odontológica. Para os cuidadores o atendimento prestado foi satisfatório com informações e esclarecimentos recebidos. O ambiente físico foi considerado organizado, limpo e não barulhento. Houve resolutividade da queixa principal, com possível indicação para outras pessoas. Os cuidadores qualificaram o serviço como excelente/bom. Conclusão: a clínica escola de odontopediatria proporcionou às crianças e aos seus cuidadores uma situação agradável, com percepção positiva em relação ao atendimento recebido.
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