INTELIGÊNCIA, CRIATIVIDADE E SUPERDOTAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
Este texto tem como objetivos abordar alguns aspectos históricos e conceituais que têm perpassado a discussão sobre a temática, bem como destacar algumas contribuições da perspectiva histórico-cultural para essa discussão. Durante muito tempo, os estudos mais aprofundados sobre funções psicológicas superiores estiveram atrelados à evolução das reflexões e pesquisas a respeito da inteligência. Mais recentemente, alguns estudos têm ressaltado a influência do ambiente e da cultura no desenvolvimento de processos superiores de pensamento e de criação e apontam que estas influências são muito relevantes no processo de identificação de alunos nas altas habilidades/superdotacão e na implementação de programas de enriquecimento curricular para eles. Um olhar mais atento sobre esses estudos indica que o debate travado entre diferentes concepções de superdotação acentua a complexidade deste objeto de estudo, o que ressalta a necessidade de uma compreensão cada vez mais holística e distanciada da visão unidimensional associada ao conceito de QI, mais evidenciada no início do século XX, nos estudos sobre inteligência.
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