O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE PROFESSORES QUE ATUAM COM CRIANÇAS COM BAIXA VISÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A pesquisa visou analisar o trabalho colaborativo entre professores regentes e de educação especial para a educação de crianças com baixa visão em um Centro Municipal de Educação Infantil do município da Serra/ES. Para tanto, selecionamos os seguintes objetivos específicos: investigar a concepção de trabalho colaborativo pelos professores e a implementação desse trabalho na instituição de ensino; verificar quais são e o que dizem as diretrizes que orientam o trabalho colaborativo na instituição de ensino, sobretudo, para atender à educação das crianças com deficiência visual. A abordagem histórico-cultural fundamentou o nosso estudo, já que considera as potencialidades do humano independentemente de suas condições físicas, cognitivas ou sensoriais, mas com ênfase na sua constituição por meio da cultura. Optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. Participaram deste estudo três professoras que exercem trabalho colaborativo na área de Deficiência Visual e que atuam em CMEIs do município de Serra com crianças que possuem baixa visão. Neste estudo, percebemos a necessidade de trabalhar com a criança com deficiência visual desde os primeiros anos de vida, tornando-se fundamental seu ingresso na educação infantil, com profissionais atentos para as suas potencialidades e especificidades, além de realizar esforços para oferecer ambiente propício para as interações, estímulos e relações que constituem o aprendizado infantil. Portanto, os nossos dados confirmaram a relevância do desenvolvimento de atividades colaborativas entre professores da educação especial e professoras da educação infantil, tendo em vista o processo de inclusão das crianças com deficiência visual.
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