FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM O TEMA DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Autores

  • Roberto Carlos Machado Prefeitura Municipal de Cariacica
  • Helen Cristina Correia Prefeitura Municipal de Vitória

Resumo

Este trabalho teve como objetivo refletir sobre a formação do professor que atua em sala de aula com alunos que apresentam indícios de altas habilidades/superdotação. A pesquisa, que se pauta numa abordagem qualitativa, contou com a participação de quinze professores dos anos iniciais aos anos finais do ensino fundamental. Ressalta-se a participação de professores de artes e educação física, os quais atuam com todos os alunos. O instrumento utilizado para investigação foi questionário semiestruturado, dando liberdade aos entrevistados de expressar livremente suas ideias e concepções sobre altas habilidades. O estudo tomou como referência a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. A análise dos dados sinaliza que altas habilidades/superdotação é um tema pouco aprofundado na formação docente, e indica que as políticas públicas nessa área de conhecimento apresentam carência em investimentos na circulação de informações sobre altas habilidades, para que os professores possam refletir sobre suas práticas cotidianas na intervenção com esses alunos.

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Biografia do Autor

Roberto Carlos Machado, Prefeitura Municipal de Cariacica

Aluno do curso de curso de Especialização Lato sensu em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Inclusão, promovido pela Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com o Ministério da Educação. Professor da rede municipal de Cariacica.

Helen Cristina Correia, Prefeitura Municipal de Vitória

Professora Mestre do curso de Especialização Lato sensu em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Inclusão, promovido pela Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com o Ministério da Educação, pedagoga da rede municipal de Vitória. Integra o Grupo de Estudos sobre Autismo, vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial da Ufes.

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Publicado

23-08-2016

Como Citar

Machado, R. C., & Correia, H. C. (2016). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM O TEMA DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Revista Educação Especial Em Debate, (01), 120–136. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/14593

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo