FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Luiz Fernando Garcia de Almeida UNIOESTE
  • Elisabeth Rossetto UNIOESTE

Resumo

O presente artigo objetiva verificar se as disciplinas ofertadas na matriz curricular de um curso de Licenciatura em Educação Física da região Oeste do Paraná contribuem para a formação inicial dos futuros professores em relação ao trabalho pedagógico com alunos com necessidades educacionais especiais inseridos no ensino regular. Para atender a este objetivo, optamos por uma pesquisa exploratória caracterizada como um estudo de caso. A coleta de dados ocorreu inicialmente por meio da aplicação de um questionário com os 19 professores que compuseram o corpo docente do curso no ano de 2016. Na sequência, foi realizada uma entrevista estruturada com 09 (nove) professores que afirmaram no questionário contemplar conteúdos voltados ao processo de escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais. Os dados foram analisados sob a ótica da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Assim, constatamos que, do total de 36 disciplinas ofertadas no referido ano, 16 abordam conteúdos ou temas sobre essa temática e 02 (duas) são específicas na área da Educação Especial. Além disso, todos os entrevistados afirmaram que suas disciplinas, articuladas com as demais, contribuem com a formação inicial dos acadêmicos para atuar com esses alunos, reafirmando que a interdisciplinaridade apresenta-se como uma possibilidade que auxilia positivamente nessa formação.

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Referências

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Publicado

30-06-2017

Como Citar

Almeida, L. F. G. de, & Rossetto, E. (2017). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM ESTUDO DE CASO. Revista Educação Especial Em Debate, (3), 105–124. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/17829

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo