EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NARRATIVAS E INCLUSÃO EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
RESUMO: Este estudo surgiu após a constatação de que os professores de educação física são conscientes da importância dessa disciplina para os alunos com deficiência e que, embora tenham muita experiência na área escolar, ainda não se sentem preparados para atender esses sujeitos na perspectiva da inclusão. Sendo assim, tendo em vista que atender à política da educação especial na perspectiva da educação inclusiva tem sido um dos maiores desafios contemporâneos e complexos que se tem enfrentado nas escolas, este artigo tem como o objetivo de analisar o processo de inclusão nas aulas de educação física pela óptica dos próprios sujeitos do processo: os alunos público-alvo da educação especial. Entende-se que esses sujeitos possuem valores, crenças e opiniões formuladas sobre a Educação Física Escolar e Inclusão que devem ser levados em consideração, de forma a alcançar uma prática pedagógica que realmente promova a inclusão. Para tanto, foi desenvolvido um estudo exploratório, de natureza qualitativa, e entrevistas semiestruturadas foram realizadas com quatro alunos (Síndrome de Down, deficiência física e intelectual oriunda de paralisia cerebral, deficiência visual e deficiência auditiva). Para compreender os diálogos realizados com os referidos alunos no que tange às suas vivências no decorrer das aulas de educação física, recorreu-se aos pressupostos da perspectiva sócio-histórica de Vigotski. Como resultados deste estudo, destacam-se os alunos sujeitos deste estudo que foram frequentemente alvo de discriminação, rejeição e exclusão por parte de seus colegas e de alguns profissionais da educação, a existência de infraestrutura inadequada para atender e garantir o livre acesso dos alunos com deficiência e o processo de inclusão quanto à educação física escolar, o qual ainda encontra dificuldades para se efetivar na realidade pesquisada.
Palavras-chave: Educação física. Educação inclusiva. Alunos com deficiência.
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