EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO SOCIAL E A META 4 DO PNE: UM RECORTE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Rafael Marques Garcia
  • Erik Giuseppe Barbosa Pereira

Resumo

A educação inclusiva é discutida no Brasil desde a década de 1980-1990, tornando-se um desafio para os programas educacionais, uma vez que, mesmo com o passar dos anos e a inserção cada vez maior de pessoas com deficiência na sociedade, esta ainda se apresenta resistente e presa à existência de classes estudantis pautadas por uma perspectiva não inclusiva. O objetivo deste estudo foi analisar a aplicabilidade da Meta 4 do Plano Nacional de Educação no município do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e descritivo, utilizando como instrumentos entrevistas semiestruturadas e vistorias estruturadas, posteriormente analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que as perspectivas de acessibilidade presentes na Meta 4 transpassam o âmbito educacional, exigindo da sociedade, de modo geral, uma mudança para contribuir na efetiva aplicação da referida meta tanto no Rio de Janeiro quanto em todos os entes federados.

Palavras-chave: Inclusão. Deficiência. Educação. PNE.

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Publicado

31-12-2018

Como Citar

Garcia, R. M., & Pereira, E. G. B. (2018). EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO SOCIAL E A META 4 DO PNE: UM RECORTE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Revista Educação Especial Em Debate, (06), 116–136. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/23630

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Seção

Artigos - Fluxo Contínuo