HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA DEFICIÊNCIA PERMEADA POR UMA REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA: DA EDUCAÇÃO PRIMITIVA À ROMANA

Autores

  • Rosana de Castro Casagrande
  • Jefferson Mainardes

Resumo

Este estudo tem por objetivo propor uma reflexão epistemológica por meio da inserção da história da deficiência no contexto da história da educação. Para tal, utilizou-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, delimitando-se no período compreendido da história da educação primitiva à romana. Por meio de uma abordagem sociocultural, descreve e aponta pontos de convergência entre as histórias da educação e da deficiência, utilizando, como referencial teórico, autores da história da educação e da educação especial. Conclui demonstrando a possibilidade de considerar a história da deficiência no contexto histórico da educação e mostrando a presença de marginalização, segregação e violência, tanto no âmbito da história da educação dos menos favorecidos quanto na história da educação das pessoas com deficiência, desde a educação primitiva até a romana.

Palavras-chave: História da educação. História da deficiência. Reflexão epistemológica.

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Publicado

31-12-2018

Como Citar

Casagrande, R. de C., & Mainardes, J. (2018). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA DEFICIÊNCIA PERMEADA POR UMA REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA: DA EDUCAÇÃO PRIMITIVA À ROMANA. Revista Educação Especial Em Debate, (06), 137–155. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/23631

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo