A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA REDE MUNICIPAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar o processo de gestão da escola pública e suas implicações nas políticas voltadas à inclusão do público-alvo da educação especial em um município da região central do Estado do Rio Grande do Sul. O percurso investigativo assumiu aspectos da pesquisa qualitativa, corroborando para uma interpretação abrangente da realidade estudada. As buscas por informações perpassaram a coleta por referenciais teóricos a partir de documentos legais e autores que suscitam a discussão referente ao conceito de gestão democrática, à pluralidade teórica que o rodeia e ao seu papel nos processos de produção e reprodução social na escola inclusiva. Para dar sustentabilidade à pesquisa, como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada, realizada com doze professores e a análise dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas. Como conclusão, pode-se perceber que a institucionalização do AEE em um município da região central do Estado do Rio Grande do Sul está no início e caminha com passos vagarosos rumo ao que chamamos de inclusão. Ainda pouco se discute a esse respeito, passando a responsabilização da inclusão somente ao AEE e a seus atores. Destaca-se a importância da discussão sobre o AEE, a inclusão e o processo de gestão educacional no contexto estudado.
Palavras-chave: Políticas públicas. Atendimento educacional especializado. Gestão democrática.
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