SENSIBILIZAR E TRANSFORMAR PARA SEMEAR A INCLUSÃO

Autores

  • Maria José de Jesus Camacho

Resumo

Neste dealbar do século XXI, a escola contemporânea é, cada vez mais, confrontada com a imperiosidade de corresponder aos ditames e expetativas que a heterogeneidade, patenteada pelos alunos que acolhe, vai semeando no seu quotidiano. Por conseguinte, o presente artigo pretende convidar a uma reflexão acerca dos pressupostos, dos mecanismos, dos atores e dos contextos inerentes à diversidade e à inclusão, como condições e pedras basilares para que a igualdade de oportunidades se torne efetiva. Para tal, é recomendável e indispensável a oferta de ambientes educativos que, sensíveis às diferenças, sejam proativos na tomada de decisão, em nível de políticas de diferenciação curricular e pedagógica, tendo em vista a capacitação dos seus aprendizes por meio da valorização das suas potencialidades e da minimização de prováveis fragilidades.

Palavras-chave: Diversidade. Inclusão. Ambientes educativos. Diferenciação pedagógica.

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Referências

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Publicado

30-06-2019

Como Citar

Camacho, M. J. de J. (2019). SENSIBILIZAR E TRANSFORMAR PARA SEMEAR A INCLUSÃO. Revista Educação Especial Em Debate, 4(7), 9–18. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/26877

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo