O ENSINO DA MÚSICA ÀS PESSOAS CEGAS: ESCRITA E LEITURA MUSICAL POR MEIO DA MUSICOGRAFIA BRAILLE
Resumo
Resumo: O presente artigo é resultado dos estudos que integram uma pesquisa mais
ampla acerca das contribuições da Musicografia Braille para a formação humana e o
desenvolvimento das funções psíquicas superiores das pessoas cegas. Ao assumir a
perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e partindo do pressuposto de
que há possibilidade da luta contra os efeitos sociais da deficiência por caminhos
alternativos, indagamos sobre o desenvolvimento das funções psíquicas superiores ou
culturais como resultado do ensino da música por meio da Musicografia Braille. Como
procedimento metodológico, optou-se por entrevistas abertas a sete adultos com
deficiência visual ‒ perda total da visão –, sendo quatro participantes com deficiência
visual adquirida e três participantes com deficiência visual congênita; quatro deles
profissionais em música e três estudantes de música que utilizam ou utilizaram em seu
processo formativo o sistema musicográfico. As falas das entrevistas foram organizadas
em quatro núcleos de análise: elaboração conceitual; imaginação e criação; formação
profissional; e leitura e escrita. Optamos por desenvolver este último núcleo de análise
no presente texto. Analisando as falas dos entrevistados, que foram audiogravadas, foi
possível concluir que aprender a teoria musical, saber ler e escrever partituras e elaborar
conceitos desenvolvidos culturalmente, tais como são os relativos à arte da música
escrita, foram de fundamental importância para a formação profissional dessas pessoas.
Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. Funções psíquicas superiores; Pessoa
cega; Escrita musical; Musicografia Braille
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- 20-07-2020 (2)
- 20-07-2020 (1)