O ENSINO DA MÚSICA ÀS PESSOAS CEGAS: ESCRITA E LEITURA MUSICAL POR MEIO DA MUSICOGRAFIA BRAILLE

Autores

  • Karla Cremonez Gambarotto Vieira
  • Anna Maria Lunardi Padilha

Resumo

Resumo: O presente artigo é resultado dos estudos que integram uma pesquisa mais ampla acerca das contribuições da Musicografia Braille para a formação humana e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores das pessoas cegas. Ao assumir a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e partindo do pressuposto de que há possibilidade da luta contra os efeitos sociais da deficiência por caminhos alternativos, indagamos sobre o desenvolvimento das funções psíquicas superiores ou culturais como resultado do ensino da música por meio da Musicografia Braille. Como procedimento metodológico, optou-se por entrevistas abertas a sete adultos com
deficiência visual ‒ perda total da visão –, sendo quatro participantes com deficiência visual adquirida e três participantes com deficiência visual congênita; quatro deles profissionais em música e três estudantes de música que utilizam ou utilizaram em seu processo formativo o sistema musicográfico. As falas das entrevistas foram organizadas
em quatro núcleos de análise: elaboração conceitual; imaginação e criação; formação profissional; e leitura e escrita. Optamos por desenvolver este último núcleo de análise no presente texto. Analisando as falas dos entrevistados, que foram audiogravadas, foi possível concluir que aprender a teoria musical, saber ler e escrever partituras e elaborar
conceitos desenvolvidos culturalmente, tais como são os relativos à arte da música escrita, foram de fundamental importância para a formação profissional dessas pessoas.


Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. Funções psíquicas superiores; Pessoa cega; Escrita musical; Musicografia Braille

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Publicado

20-07-2020 — Atualizado em 20-07-2020

Versões

Como Citar

Cremonez Gambarotto Vieira, K. ., & Lunardi Padilha, A. M. (2020). O ENSINO DA MÚSICA ÀS PESSOAS CEGAS: ESCRITA E LEITURA MUSICAL POR MEIO DA MUSICOGRAFIA BRAILLE . Revista Educação Especial Em Debate, 5(9). Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/31587

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo