EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES COM ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DOENÇA CRÔNICA EM SALA DE AULA

Autores

  • Lizzie Rocco Lara Valentino
  • Lúcia Maria Santos Tinós
  • Sheila Maria Mazer

Resumo

Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou compreender as experiências pedagógicas de professores com alunos diagnosticados com doença crônica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, com questões abertas. As entrevistas foram gravadas, transcritas e organizadas em categorias que foram desveladas para a construção da análise dos dados. Tanto a coleta como a análise dos dados se alicerçaram no método fenomenológico. Foram entrevistados três professores que tiveram alunos com doença crônica, em tratamento, por no mínimo um ano letivo. Sabe-se que a doença crônica é uma patologia, que se conserva na vida dos sujeitos por três meses ou mais tempo; não possui cura imediata, demandando tratamentos específicos; e o paciente precisa aprender a conviver com a doença nos seus diferentes papéis sociais. Nesse caso, na escola, exercendo seu papel social de estudante, que é garantido por lei. Desta forma foram revelados o olhar destes professores no que se refere à experiência de lecionar para alunos diagnosticados com doença crônica, sobressaindo quatro temas: a formação do professor, a atuação do professor com este aluno com a doença crônica, a participação da família junto com os professores na inclusão da criança, e os desafios e medos enfrentados pelo professor que atende à criança com doença crônica em sala de aula. Assim, ressalta-se a necessidade de observar as experiências pedagógicas destes professores, com o fim de compartilhar, refletir e desvelar as práticas docentes, pensando nas especificidades que cada aluno possui, sendo uma delas a doença crônica.

Palavras-chave: Experiência Pedagógica. Doença crônica. Inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-07-2020

Como Citar

Rocco Lara Valentino, L., Santos Tinós, L. M., & Mazer, S. M. (2020). EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES COM ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DOENÇA CRÔNICA EM SALA DE AULA. Revista Educação Especial Em Debate, 5(9). Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/31592

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo