Tecnologias Digitais na Educação Especial

Autores

Resumo

As bases educacionais legais brasileiras garantem às pessoas com deficiências direitos no acesso a ferramentas tecnológicas e estabelecem ações que possibilitem a inclusão digital e social; no entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde, pessoas com deficiência apresentam piores perspectivas em educação, saúde e economia. Considerando esse cenário, o presente estudo realizou um estado do conhecimento, admitindo artigos presentes nas bases Scielo e Capes, publicados no período de 2015 a 2020, sobre o desenvolvimento e aplicabilidade de tecnologias digitais para alunos com deficiência intelectual, auditiva, visual e com transtornos invasivos (TEA) em todos níveis de ensino. Os resultados das análises desses trabalhos mostram que o uso dessas tecnologias, especificamente de software, traz contribuições com ampliação nos processos comunicativos de pessoas com deficiências, no desenvolvimento de aprendizagens e podem ser consideradas como recursos potencializadores na educação especial. Em relação aos professores, identificou-se que possuem dificuldades de manuseio de instrumentos tecnológicos e no desenvolvimento de propostas pedagógicas que utilizam essas tecnologias o que aponta para a necessidade de formação para o desenvolvimento e a inovação de suas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimeire Aparecida Soares Borges, UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Anhanguera de São Paulo, em 2017, sob a supervisão do Professor Dr. Ubiratan D’Ambrosio. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2011), com Estágio de doutoramento na Escola Superior de Educação de Lisboa/Portugal em 2007. Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP (2005) e Licenciada em Matemática pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) (2002). Docente do Mestrado em Educação da Univás.

Sendy Christine Pinheiro Martins, UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ

Mestranda em Educação na linha de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Avaliação com ênfase em processos cognitivos e habilidades sociais na infância pela Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS. Especialização em Neuropsicologia aplicada á Neurologia Infantil pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Pós graduação em Avaliação Psicológica pela PUC MG. Graduação em Psicologia pela PUC MG. Atua como Coordenadora e Psicóloga no Centro de Referência para Pessoas com Deficiência - APAE.

Zania Mara Nunes de Assis, UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ DE POUSO ALEGRE

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí. Pós graduada em MBA Administração do Terceiro Setor pela Universidade Internacional de Curitiba e Pós graduada em Micropolítica em Saúde Pública pela Universidade Federal do Fluminense. Possui graduação em Serviço Social pela Fundação de Ensino Superior de Passos (2012). Atualmente é Coordenadora do Serviço de Proteção Social Especial do município de Itapira/SP

Downloads

Publicado

11-05-2022

Como Citar

Aparecida Soares Borges, R., CHRISTINE PINHEIRO MARTINS, S., & MARA NUNES DE ASSIS, Z. . (2022). Tecnologias Digitais na Educação Especial. Revista Educação Especial Em Debate, 6(11), 70–90. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/31604

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo