O TRABALHO COLABORATIVO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AOS ALUNOS COM AUTISMO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.

Autores

Resumo

Nosso objetivo neste artigo é apresentar uma reflexão a respeito do trabalho colaborativo como proposta entre os docentes e profissionais da educação de modo a adequar as situações que demandam atendimento a jovens alunos com autismo, no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes). Os autores tecem as reflexões com o apoio teórico dos textos de Vygotsky e Bakhtin. Análises são realizadas com base na literatura e na empiria, ou seja, práxis que emergem a partir de experiências do cotidiano. Acreditamos que este estudo possa encorajar os profissionais da educação a trabalharem sempre mais em parceria, uma vez que a interação entre as pessoas as torna mais fortalecidas em seu desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Ferreyro Monticelli, Ufes

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Recentemente atuou como professora de Educação Especial no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – IFES, na cidade de Santa Teresa.

Felipe Saiter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba. Atualmente é professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus Cariacica.

Adriana Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Vitória. Experiência em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais no Ensino Infantil, Fundamental, Médio. Atualmente é professora substituta no Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, na cidade de Cariacica.

Downloads

Publicado

16-04-2021

Como Citar

Ferreyro Monticelli, F., Zamborlini Saiter, F. ., & da Silva Pereira Silva, A. (2021). O TRABALHO COLABORATIVO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AOS ALUNOS COM AUTISMO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Revista Educação Especial Em Debate, 5(10), 94–111. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/32144

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo