O TRABALHO COLABORATIVO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AOS ALUNOS COM AUTISMO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.

Authors

Abstract

Nosso objetivo neste artigo é apresentar uma reflexão a respeito do trabalho colaborativo como proposta entre os docentes e profissionais da educação de modo a adequar as situações que demandam atendimento a jovens alunos com autismo, no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes). Os autores tecem as reflexões com o apoio teórico dos textos de Vygotsky e Bakhtin. Análises são realizadas com base na literatura e na empiria, ou seja, práxis que emergem a partir de experiências do cotidiano. Acreditamos que este estudo possa encorajar os profissionais da educação a trabalharem sempre mais em parceria, uma vez que a interação entre as pessoas as torna mais fortalecidas em seu desenvolvimento humano.

Author Biographies

  • Fernanda Ferreyro Monticelli, Ufes

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Recentemente atuou como professora de Educação Especial no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – IFES, na cidade de Santa Teresa.

  • Felipe Zamborlini Saiter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba. Atualmente é professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus Cariacica.

  • Adriana da Silva Pereira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Vitória. Experiência em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais no Ensino Infantil, Fundamental, Médio. Atualmente é professora substituta no Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, na cidade de Cariacica.

Published

16-04-2021

How to Cite

O TRABALHO COLABORATIVO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AOS ALUNOS COM AUTISMO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. (2021). Revista Educação Especial Em Debate, 5(10), 94-111. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/32144