POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS):
EM FOCO O PAPEL DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Resumo
O presente estudo investiga a política de educação inclusiva do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), localizado no estado do Rio Grande do Sul, propondo como foco central mapear e analisar o papel do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), com especial atenção ao percurso do núcleo no ano de 2019. Por meio de uma abordagem qualitativa e documental, com base na documentação pedagógica do núcleo busca-se identificar a sua representatividade perante a comunidade acadêmica; analisar as principais ações desenvolvidas pelo núcleo para mediar a educação inclusiva com foco no ensino, pesquisa e extensão; discutir as possibilidades e os desafios enfrentados pelo núcleo para fortalecer a política de educação inclusiva no âmbito do seu território. Reconhece-se na trajetória institucional do IFRS sua natureza inclusiva e o direcionamento de esforços para consolidar a perspectiva da educação inclusiva, por intermédio dos NAPNEs como agentes mediadores da inclusão escolar, em convergência com os dispositivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Contudo, apresenta-se como desafios a necessidade de ampliar a representatividade do núcleo perante a comunidade acadêmica, por meio da previsão institucional de dispositivos que garantam a regularidade e o pleno atendimento de suas atribuições para fortalecimento de uma cultura inclusiva no seu território.