PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS SURDAS: REFLEXÕES A PARTIR DO CAMPO DE ESTÁGIO

Autores

Resumo

O presente artigo, intitulado “Práticas pedagógicas em Educação Infantil para crianças surdas: reflexões a partir do campo de estágio”, tem como objetivo conhecer as práticas pedagógicas de Educação Infantil em uma escola bilíngue para alunos surdos a partir do campo de estágio. O estudo parte das experiências vivenciadas e observadas no estágio curricular do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, realizado em uma escola pública federal localizada na zona sul do Rio de Janeiro, especializada no atendimento à pessoa surda. A discussão teórica aborda a Educação de Surdos, os pressupostos do Bilinguismo e educação Bilíngue, além de dialogar com os referenciais da Educação Infantil. Utiliza-se como metodologia a abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo o estudo de caso. A estratégia para coleta de dados foi a observação participante e para o registro das experiências usou-se o diário de campo. Para análise dos dados criou-se duas categorias, a saber: antecipação das atividades escolares e brincadeiras. Os resultados evidenciaram que a proposta de educação bilíngue ainda está em construção na instituição, além disso, no que diz respeito às categorias, há indícios de antecipação das atividades escolares na Educação Infantil; os momentos disponibilizados para brincadeiras eram escassos e, em sua maioria, direcionados. Diante disso, o estágio possibilita o contato com diversas modalidades e sujeitos da educação, influenciando na autoformação dos estudantes de Pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suéllen Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais. Graduada pelo curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista PROATEC - PROPEd/UERJ.

Joab Reis, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Inclusiva e o Aprender na Diversidade - UEA e do grupo de pesquisa" Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais - UERJ /ProPed. Bolsista da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas).

Downloads

Publicado

11-05-2022

Como Citar

Araújo, S., & Reis, J. (2022). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS SURDAS: REFLEXÕES A PARTIR DO CAMPO DE ESTÁGIO. Revista Educação Especial Em Debate, 6(11), 113–132. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/34368

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo