PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS SURDAS: REFLEXÕES A PARTIR DO CAMPO DE ESTÁGIO
Resumo
O presente artigo, intitulado “Práticas pedagógicas em Educação Infantil para crianças surdas: reflexões a partir do campo de estágio”, tem como objetivo conhecer as práticas pedagógicas de Educação Infantil em uma escola bilíngue para alunos surdos a partir do campo de estágio. O estudo parte das experiências vivenciadas e observadas no estágio curricular do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, realizado em uma escola pública federal localizada na zona sul do Rio de Janeiro, especializada no atendimento à pessoa surda. A discussão teórica aborda a Educação de Surdos, os pressupostos do Bilinguismo e educação Bilíngue, além de dialogar com os referenciais da Educação Infantil. Utiliza-se como metodologia a abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo o estudo de caso. A estratégia para coleta de dados foi a observação participante e para o registro das experiências usou-se o diário de campo. Para análise dos dados criou-se duas categorias, a saber: antecipação das atividades escolares e brincadeiras. Os resultados evidenciaram que a proposta de educação bilíngue ainda está em construção na instituição, além disso, no que diz respeito às categorias, há indícios de antecipação das atividades escolares na Educação Infantil; os momentos disponibilizados para brincadeiras eram escassos e, em sua maioria, direcionados. Diante disso, o estágio possibilita o contato com diversas modalidades e sujeitos da educação, influenciando na autoformação dos estudantes de Pedagogia.