POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO DE SURDOS:
ENTRE EXCLUSÕES E NORMALIZAÇÕES
Resumen
O objetivo deste trabalho é discutir as consequências das políticas educacionais inclusivas no país, a fim de compreender seus efeitos no processo de aprendizagem e nos direitos dos estudantes surdos. As reflexões apontam para mecanismos de poder que mascaram exclusões e descasos em relação a esses estudantes, contribuindo ora para silenciar a busca por direitos da comunidade ora para desrespeitar o direito à aprendizagem com equidade, já que o princípio inclusivo não atende suas necessidades bilíngues. Trata-se de um estudo bibliográfico (GIL, 2008), que se baseia em teóricos críticos da surdez como Lulkin (2016), Skliar (2016; 2006), Lopes (2016; 2011), dentre outros. As discussões apontam como proposta a construção de um currículo inclusivo e de políticas efetivas que contem com a participação da comunidade surda, o que requer repensar os olhares sobre a surdez e sobre as relações estabelecidas na escola, promovendo e fortalecendo as relações surdo-ouvinte.