POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO DE SURDOS:

ENTRE EXCLUSÕES E NORMALIZAÇÕES

Autores/as

Resumen

O objetivo deste trabalho é discutir as consequências das políticas educacionais inclusivas no país, a fim de compreender seus efeitos no processo de aprendizagem e nos direitos dos estudantes surdos. As reflexões apontam para mecanismos de poder que mascaram exclusões e descasos em relação a esses estudantes, contribuindo ora para silenciar a busca por direitos da comunidade ora para desrespeitar o direito à aprendizagem com equidade, já que o princípio inclusivo não atende suas necessidades bilíngues. Trata-se de um estudo bibliográfico (GIL, 2008), que se baseia em teóricos críticos da surdez como Lulkin (2016), Skliar (2016; 2006), Lopes (2016; 2011), dentre outros. As discussões apontam como proposta a construção de um currículo inclusivo e de políticas efetivas que contem com a participação da comunidade surda, o que requer repensar os olhares sobre a surdez e sobre as relações estabelecidas na escola, promovendo e fortalecendo as relações surdo-ouvinte.

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Biografía del autor/a

Rita de Cacia Santos Souza , Universidade Federal de Sergipe

Doutorado e Pós-Doutorado em Educação Professora do Dep. de Educação (UFS)  

Publicado

22-12-2022

Cómo citar

Alves Novais Souza, A., & Santos Souza , R. de C. . (2022). POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO DE SURDOS: : ENTRE EXCLUSÕES E NORMALIZAÇÕES. Revista Educação Especial Em Debate, 7(13). Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/35308

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo