Jogo de tabuleiro adaptado:

instrumento para o desenvolvimento de crianças com deficiência visual

Autores

Resumo

Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica cujo objetivo é refletir sobre a importância da adaptação de jogos de tabuleiros para criança pré-escolar com deficiência visual (DV) como uma alternativa para garantir o seu desenvolvimento integral. A pesquisa foi fundamentada na Teoria Histórico-cultural a fim de compreender o papel do jogo no desenvolvimento da criança ao final da fase pré-escolar e refletir a respeito das necessidades educativas da criança com DV para servir de orientação na adaptação de um jogo de tabuleiro. Os estudos revelaram que as crianças com DV apresentam as mesmas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças videntes, porém dependem de um trabalho adaptado às suas necessidades e da mediação constante dos professores. A adaptação de jogos é uma possibilidade para a prática pedagógica uma vez que há um número restrito de jogos adaptados existentes no mercado. 

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Biografia do Autor

Gabriely Rocha Almeida, Universidade Estadual de Maringá

Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Cianorte (UEM-CRC).

Flávio Pamplona, Universidade Estadual de Maringá

Especialização em Gestão Escolar e Legislação Educacional pela (UNICV). Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Cianorte (UEM-CRC).

Darlene Novacov Bogatschov, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPI-UEM). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Docente Assistente do Departamento de Pedagogia do Campus Regional de Cianorte, da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil

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Publicado

14-11-2023

Como Citar

Rocha Almeida, G., Pamplona, F., & Novacov Bogatschov, D. (2023). Jogo de tabuleiro adaptado:: instrumento para o desenvolvimento de crianças com deficiência visual. Revista Educação Especial Em Debate, 8(16), 176–193. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/36053

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo