As subjetividades surdas no ensino superior:

um estudo no campus cidade universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Carlos Roberto de Oliveira Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal - CPAN

Resumo

Este artigo, que é recorte de uma pesquisa maior, apresenta uma análise cujo objetivo é problematizar a formação de subjetividades surdas produzidas no ensino superior no âmbito da cidade universitária, campus central da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco
acadêmicos surdos alocados em três divisões temporais: período de resistência, de transição e inclusivo. A partir desta alocação, as problematizações foram trabalhadas a luz de autores como Michel Foucault, Tom Humphries e Neiva Furlin. Conclui-se que as subjetividades dos acadêmicos surdos entrevistados estão sendo condicionadas, de
diferentes modos, segundo os períodos em que estão alocados, a uma norma social, seja linguística ou auditiva, e terminam por julgarem-se negativamente em relação a esta norma, o que revela uma tensão que, ora se manifesta no próprio sujeito que internaliza esta diferença e procura formas de encaixar-se à norma, ora no relacional, denunciando a in(ex)clusão em uma tentativa de alterar as condições sociais em que se encontram.


Palavras-chave: Surdez, Educação de Surdos, Subjetividades, Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Carlos Roberto de Oliveira Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal - CPAN

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação e Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Membro do Grupo de Estudos e de Investigações Acadêmicas nos Referenciais Foucaultianos (GEIARF/UFMS). Contato: https://orcid.org/0000-0002-3633-1755/http://lattes.cnpq.br/6291618010506782.

Publicado

14-09-2022

Como Citar

de Oliveira Lima, C. R. (2022). As subjetividades surdas no ensino superior: : um estudo no campus cidade universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Revista Educação Especial Em Debate, 6(12), 129–151. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/37247

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo