Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil para estudantes com deficiência visual no CAP/CEBRAV de Goiânia - GO

Autores

  • Ana Flavia Teodoro de Mendonça Oliveira Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0002-4357-6558
  • Marcilene Gonçalves dos Santos (in memorian) Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Goiás
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Universidade Federal do Espírito santo

Resumo

A presente pesquisa objetiva compreender como se dá o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o aluno com deficiência visual na educação infantil no CAP/CEBRAV. Para coleta de dados, foram utilizados registros fotográficos e entrevista semiestruturada desenvolvida com duas docentes da instituição. Ademais, realizamos uma pesquisa documental, analisando o Projeto Político Pedagógico e o Projeto da Educação Infantil da instituição. Os documentos e as entrevistas realizadas com as professoras do AEE foram analisados tendo por procedimento a Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (2011). Teoricamente, embasamo-nos nos estudos de Bruno (2006); Sá, Campos e Silva (2007); Soares (2014); Santos (2016) entre outros.  Como resultados, destacamos a relevância do trabalho de estimulação tátil, de introdução ao sistema Braille e de orientação e mobilidade realizado pela instituição no sentido de proporcionar a autonomia da criança, sua autoconfiança e independência nas atividades de vida diária. Outrossim, o trabalho desenvolvido no CAP/CEBRAV, tanto em relação à formação continuada de professores, mediante os cursos de capacitação oferecidos pela instituição, quanto na tentativa de proporcionar a inclusão da criança com deficiência visual em todos os contextos de sua vida em sociedade, tem acontecido em consonância com o que é preconizado pelas políticas públicas que norteiam o atendimento educacional especializado em âmbito nacional. Por fim, destaca-se a necessidade de um maior envolvimento de algumas famílias com o trabalho desenvolvido no AEE, além da necessidade de o professor do ensino regular ter maior disponibilidade de tempo para a realização do trabalho de parceria com a instituição pesquisada.

Biografia do Autor

  • Ana Flavia Teodoro de Mendonça Oliveira, Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Goiás

    Doutora e mestra em Educação pela UniversidadeFederal de Pernambuco (UFPE); graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO); professora do magistério superior na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, Goiás, Brasil. Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade na FE/UFG.

  • Marcilene Gonçalves dos Santos (in memorian), Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Goiás

    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, Goiás, Brasil

  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal do Espírito santo

    Michell Pedruzzi Mendes Araújo
    Doutorando em Educação- PPGE-UFES
    Mestre em Educação- PPGE-UFES

    Licenciado em Ciências Biológicas-UFES

    Professor do curso de Pedagogia da Faculdade Multivix-ES

Publicado

14-09-2022

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Como Citar

Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil para estudantes com deficiência visual no CAP/CEBRAV de Goiânia - GO. (2022). Revista Educação Especial Em Debate, 6(12), 85-108. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/38180