Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil para estudantes com deficiência visual no CAP/CEBRAV de Goiânia - GO

Autores

  • Ana Flavia Teodoro de Mendonça Oliveira Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0002-4357-6558
  • Marcilene Gonçalves dos Santos (in memorian) Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Goiás
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Universidade Federal do Espírito santo

Resumo

A presente pesquisa objetiva compreender como se dá o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o aluno com deficiência visual na educação infantil no CAP/CEBRAV. Para coleta de dados, foram utilizados registros fotográficos e entrevista semiestruturada desenvolvida com duas docentes da instituição. Ademais, realizamos uma pesquisa documental, analisando o Projeto Político Pedagógico e o Projeto da Educação Infantil da instituição. Os documentos e as entrevistas realizadas com as professoras do AEE foram analisados tendo por procedimento a Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (2011). Teoricamente, embasamo-nos nos estudos de Bruno (2006); Sá, Campos e Silva (2007); Soares (2014); Santos (2016) entre outros.  Como resultados, destacamos a relevância do trabalho de estimulação tátil, de introdução ao sistema Braille e de orientação e mobilidade realizado pela instituição no sentido de proporcionar a autonomia da criança, sua autoconfiança e independência nas atividades de vida diária. Outrossim, o trabalho desenvolvido no CAP/CEBRAV, tanto em relação à formação continuada de professores, mediante os cursos de capacitação oferecidos pela instituição, quanto na tentativa de proporcionar a inclusão da criança com deficiência visual em todos os contextos de sua vida em sociedade, tem acontecido em consonância com o que é preconizado pelas políticas públicas que norteiam o atendimento educacional especializado em âmbito nacional. Por fim, destaca-se a necessidade de um maior envolvimento de algumas famílias com o trabalho desenvolvido no AEE, além da necessidade de o professor do ensino regular ter maior disponibilidade de tempo para a realização do trabalho de parceria com a instituição pesquisada.

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Biografia do Autor

Ana Flavia Teodoro de Mendonça Oliveira, Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Goiás

Doutora e mestra em Educação pela UniversidadeFederal de Pernambuco (UFPE); graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO); professora do magistério superior na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, Goiás, Brasil. Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade na FE/UFG.

Marcilene Gonçalves dos Santos (in memorian), Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, Goiás, Brasil

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal do Espírito santo

Michell Pedruzzi Mendes Araújo
Doutorando em Educação- PPGE-UFES
Mestre em Educação- PPGE-UFES

Licenciado em Ciências Biológicas-UFES

Professor do curso de Pedagogia da Faculdade Multivix-ES

Publicado

14-09-2022

Como Citar

OLIVEIRA, A. F. T. D. M., SANTOS, M. G. D. ., & Araújo, M. P. M. (2022). Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil para estudantes com deficiência visual no CAP/CEBRAV de Goiânia - GO. Revista Educação Especial Em Debate, 6(12), 85–108. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/38180

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo