ENSINO DE FÍSICA E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

Resumo

Objetivou-se analisar o perfil das teses e dissertações sobre Ensino de Física e inclusão de alunos com deficiências nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu do Brasil, entre 2015 a 2020, por meio de um estudo bibliométrico. Os 36 trabalhos selecionados foram extraídos do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O estudo revelou que as dissertações e teses sobre a temática são escassas dentro do período analisado, além de enfatizar a necessidade da capacitação profissional pelos atores envolvidos no processo, tanto inicial quanto continuada, para que a inclusão seja realmente aplicada nos ambientes escolares. Dessa forma, é preciso expandir as pesquisas sobre a temática, sendo o primeiro passo a capacitação desses profissionais, tornando-os aptos a produzir novas metodologias, recursos e estratégias que visem à inclusão de estudantes com deficiência nas classes comuns.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Magda da Silva Roma, IFSULDEMINAS

Doutora em Física pela Universidade federal de Minas Gerais, pós-doutorado no Laboratório de Malária do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Mestrado em Física pela Universidade Federal do Amazonas, graduada em Física pela Universidade Federal do Amazonas. Servidora no IFSULDEMINAS, Campus Três Corações.

Downloads

Publicado

14-11-2023

Como Citar

Roma, P. M. da S. (2023). ENSINO DE FÍSICA E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Revista Educação Especial Em Debate, 8(16), 81–98. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/38394

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo