ENSINO DE FÍSICA E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Resumo
Objetivou-se analisar o perfil das teses e dissertações sobre Ensino de Física e inclusão de alunos com deficiências nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu do Brasil, entre 2015 a 2020, por meio de um estudo bibliométrico. Os 36 trabalhos selecionados foram extraídos do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O estudo revelou que as dissertações e teses sobre a temática são escassas dentro do período analisado, além de enfatizar a necessidade da capacitação profissional pelos atores envolvidos no processo, tanto inicial quanto continuada, para que a inclusão seja realmente aplicada nos ambientes escolares. Dessa forma, é preciso expandir as pesquisas sobre a temática, sendo o primeiro passo a capacitação desses profissionais, tornando-os aptos a produzir novas metodologias, recursos e estratégias que visem à inclusão de estudantes com deficiência nas classes comuns.