A INCLUSÃO PEDAGÓGICA NO INTERIOR DOS CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚLICA NO DF

Autores

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar a análise das percepções de alunos deficientes sobre a trajetória da formação nos cursos profissionalizantes, em termos pedagógicos e sociais. A metodologia qualitativa incluiu a teoria fenomenológica de Husserl que valoriza o significado que as pessoas atribuem ao vivencial. Constituíram-se como aporte teórico as contribuições de Freire, Husserl, Vygostky, Sonza, Mantoan e Giorgi. Para coleta de informações e percepções, que permitissem a compreensão dos fenômenos, foram utilizados dois instrumentos semiestruturados – o questionário e a entrevista. Como participantes, três alunos, egressos de cursos técnicos, de 2014 a 2018, de instituição pública federal no Distrito Federal e três coordenadores pedagógicos de cursos técnicos. Participaram da entrevista aprofundada os alunos que se ofereceram espontaneamente, o que ocorreu por meio virtual, devido ao período de pandemia, que previa o afastamento presencial entre os protagonistas da pesquisa. A análise documental incluiu a legislação pertinente ao tema inclusão, as publicações bibliográficas registradas por buscadores da web e os documentos institucionais relativos aos projetos pedagógicos de cursos técnicos e demais marcos legais. Os resultados evidenciaram a necessidade de aprimoramento no tocante à formação continuada de educadores para lidarem com a diversidade de perfis de alunos com deficiências; a customização dos espaços tecnológicos no que se refere ao uso de softwares mediadores da aprendizagem; a composição multidisciplinar do NAPNE; a oferta de intérpretes para alunos com deficiências auditivas e parceria com empresas locais para vivência no Estágio Supervisionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Carvalho Leme Moura Véras, INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

Graduada em Letras e Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente exerce função na Coordenação Pedagógica e no Núcleo de Apoio a Alunos com Necessidades Específicas no Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília.

Professor mestre Marcos Brito, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Mestre em Estudos da Tradução - UnB (2018). Especialista em docência de Libras - Uníntese/Tuiuti (2015); Graduação em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Católica de Brasília (1988). Professor de ciências naturais, matemática e intérprete educacional de Libras - Secretaria de Educação do Distrito Federal (1989/2022); tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais - Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: Libras, tradução e interpretação, surdez, ensino libras como L2 e educação bilíngue.

Downloads

Publicado

14-11-2023

Como Citar

Carvalho Leme Moura Véras, S., & Brito, M. (2023). A INCLUSÃO PEDAGÓGICA NO INTERIOR DOS CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚLICA NO DF. Revista Educação Especial Em Debate, 8(16), 156–175. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/38691

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo